A Samsung Electronics confirmou o lançamento da sua nova geração de chips de memória, com os novos Graphics Double Data Rate 7 (ou GDDR7). Esta nova geração de chips vai fornecer ainda mais desempenho, aliado com mais eficiência energética, para os produtos a chegarem ao mercado em breve.
De acordo com a Samsung, os novos chips GDDR7 chegam em capacidades de até 16Gb, ou 2GB, e melhoram consideravelmente a largura de banda para velocidades ainda mais elevadas. Os mesmos são capazes de atingir mais 40% de velocidade de transferência de dados em comparação com versões anteriores, a atingir os 1.5 TB/s por chip, ou 32 Gbps por pino.
Para comparação, os chips GDDR6 anunciados pela Samsung o ano passado permitem atingir velocidades de transferência de dados em torno dos 1.1TB/s.
Segundo a empresa, este aumento de velocidade é possível graças ao uso da tecnologia Pulse Amplitude Modulation-3 (PAM3), que permite aumentar consideravelmente a velocidade de transferência dos sinais de dados pelo chip. Para os utilizadores finais, isso deverá traduzir-se em ainda mais desempenho para os dispositivos que usem a nova geração de chips.
Ao mesmo tempo, além de melhorar consideravelmente no desempenho, os chips GDDR7 são ainda mais eficientes a nível da energia. A empresa afirma que os chips consomem menos 20% de energia face à geração anterior. No entanto, para já, a empresa não revelou dados concretos sobre a voltagem de cada um.
Por fim, a empresa sublinha ainda que os chips GDDR7 encontram-se desenvolvidos para suportar temperaturas mais elevadas, mas contam também com um novo sistema de dissipação que deve melhorar consideravelmente o processo, e aumentar a durabilidade dos mesmos.
Espera-se que os primeiros dispositivos com estes chips venham a chegar ao mercado até ao final do ano, sendo que a Samsung já se encontra a trabalhar com alguns parceiros para a sua integração.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!