A Samsung confirmou que vai começar a produzir a próxima geração de memórias. Durante um evento da empresa, a Samsung confirmou as novas memórias GDDR7 de 24 Gb, que devem contar não apenas com mais armazenamento, mas também uma velocidade de transferência de dados consideravelmente superior.
Os novos módulos de memória GDDR7 encontram-se fabricados em 10 nm com um processo de 5ª geração da empresa, sendo que contam com um aumento de densidade de 50% face à tecnologia anterior - enquanto mantêm o tamanho final. Ao usar o novo sistema de modulação de amplitude de pulso (PAM3), a Samsung consegue ainda aumentar a velocidade de transferência de dados.
O módulo é capaz de atingir velocidades de transferência de dados de 40 Gbps, sendo 25% mais rápido que o modelo de geração anterior. Na realidade, o fabricante indica que o mesmo pode atingir os 42,5 Gbps, sob certas condições, portanto ainda existe algum espaço de manobra para certas aplicações.
Este sistema permite ainda otimizar em 30% a eficiência energética, o que também ajuda a melhorar a temperatura final de funcionamento do mesmo.
A Samsung foca-se sobretudo no uso da tecnologia para centros de dados e em aplicações voltadas para IA, sendo uma solução eficiente e rápida para todas as necessidades. Espera-se ainda que venha a ser eventualmente integrada em futuras placas gráficas, bem como em sistemas de consolas, para garantir o melhor desempenho possível das mesmas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!