Faz algumas semanas, a Google tinha confirmado que iria descontinuar a sua oferta de VPN nos planos do Google One. Na altura, a empresa não deixou detalhes de quando esta descontinuação iria realmente acontecer.
No entanto, recentemente a empresa atualizou a documentação da sua plataforma, deixando novos detalhes sobre tal. De acordo com a página de suporte da Google One, a plataforma de VPN da empresa vai ser desligada no dia 20 de Junho de 2024. A partir desta altura, os utilizadores deixam de ter acesso às funcionalidades de VPN da Google, e passam a ter de usar alternativas para tal.
Os utilizadores que usam esta plataforma, no Android, devem também começar a receber notificações sobre o eventual encerramento da mesma. Via notificações, os utilizadores encontram-se a receber a confirmação que a plataforma vai ser encerrada.
A medida não era de todo inesperada. Embora a Google tenha lançado a sua VPN como uma forma de garantir mais proteção para os utilizadores, ao mesmo tempo esta era consideravelmente mais limitada que alternativas comerciais existentes.
Por exemplo, os utilizadores não podiam selecionar diretamente um servidor de destino para as ligações, como ocorre na maioria das plataformas de VPN comerciais. Invés disso, a VPN era focada para, segundo a Google, garantir a privacidade e segurança dos dados em redes desconhecidas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!