Não existe como negar que a Inteligência Artificial encontra-se presente em praticamente tudo o que se faz hoje em dia. Como tal, também não é surpresa de a ver começar a surgir no mercado gaming.
Faz alguns anos, a Nvidia lançou uma pequena brincadeira do dia 1 de Abril, com o G-Assist, um assistente gaming que usava IA para melhorar as capacidades de jogo dos utilizadores. No entanto, uns anos mais tarde, e esta tecnologia pode agora vir mesmo a surgir.
Tal como acontecem em vários mercados, a nível de gaming existe muita informação que pode ser recolhida da internet sobre os mais variados títulos. Sejam guias ou dicas para passar determinadas fases, a existência dos mesmos é tão antiga como a própria internet.
No entanto, encontrar toda essa informação pode ser algo complicado. E é aqui que a Nvidia pretende ajudar com o G-Assist.
Esta nova funcionalidade da Nvidia pode usar IA para rapidamente encontrar guias ou dicas que podem ajudar os utilizadores durante o jogo. O sistema analisa a internet, recolhendo informação importante que pode ajudar os utilizadores durante o jogo – como guias de como passar uma fase.
Como seria de esperar, a Nvidia G-Assist conta com IA para ajudar na tarefa de encontrar e organizar os conteúdos finais. O sistema usa a voz ou escrita dos utilizadores durante o jogo para rapidamente encontrar informação importante, tendo ainda a capacidade de analisar o jogo em questão e em tempo real.
Esta funcionalidade requer que os sistemas tenham uma placa RTX adaptada para correr modelos de IA, embora também faça uso da cloud da Nvidia.
No final, o resultado é uma IA que pode ajudar os gamers a tornarem-se um pouco melhor. A ideia que a Nvidia teria da brincadeira de 1 de Abril faz alguns anos pode não ser exatamente o que se esperava, mas certamente que abre portas para o futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!