A Internet Archive, entidade que se dedica a arquivar vários conteúdos da internet, foi forçada a remover quase 500.000 publicações da sua infraestrutura depois de um processo apresentado em tribunal contra a entidade.
O processo foi apresentado por várias editoras, que acusam a Internet Archive de violar os direitos de autor ao publicar, armazenar e distribuir vários livros e outros conteúdos similares.
A plataforma afirma que usa um sistema que impede que os conteúdos sejam redistribuídos ou descarregados, e que todos os livros são “alugados” por apenas um utilizador de cada vez, como acontece numa biblioteca. No entanto, esta medida não parece ter ido de encontro com as ideias das editoras, que consideram que a empresa está a violar os direitos de autor em prol da ideia de “preservação”.
A ação legal contra a entidade terá agora levado a que mais de 500.000 livros e outras publicações tenham sido removidas.
A Internet Archive encontra-se atualmente a apelar desta decisão, embora ainda sejam desconhecidos detalhes do caso em tribunal. A entidade apela ainda a que a comunidade se una para permitir manter a preservação dos conteúdos em formato digital – muitos dos conteúdos agora removidos apenas estariam disponíveis em formato físico, que possuem um período de vida limitado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!