Recentemente, a empresa de segurança Kaspersky confirmou que iria deixar de fornecer as suas soluções de segurança e serviços sobre os EUA, depois do governo ter adicionado a empresa na lista de bloqueio – considerando a mesma uma ameaça para a segurança nacional.
Face a este bloqueio, a empresa decidiu encerrar todas as suas atividades na região. No entanto, para não deixar os clientes totalmente sem alternativas, durante seis meses irá oferecer todos os seus produtos gratuitamente aos mesmos.
Na mensagem deixada no site da entidade, esta agradece a todas as mensagens de clientes que confiaram nos produtos de segurança da empresa, e que, como presente de despedida, todas as suas ferramentas de segurança iriam ficar disponíveis gratuitamente nos EUA por seis meses.
No entanto, o governo dos EUA decretou que a empresa não pode fornecer os seus serviços no pais a partir de 29 de Setembro. Portanto, quem esteja com as suas ofertas depois desta data, possivelmente terá de realizar algumas medidas alternativas para poder continuar a receber atualizações nos produtos.
Bases de dados de vírus e outras funcionalidades podem ficar indisponíveis a partir desta data, sendo que os clientes passariam a ter de descarregar manualmente as mesmas para os seus sistemas, o que diminui consideravelmente a segurança.
Embora a empresa tenha optado por descontinuar o fornecimento das suas ofertas a clientes nos EUA, ainda existem vários locais e clientes dos produtos da mesma na região, incluindo clientes de empresas críticas no setor, que a partir de setembro deixarão de receber atualizações ou suporte.
A ter também em conta que, além dos EUA, a Kaspersky também se encontra a verificar uma crescente pressão de entidades noutros países, nomeadamente na zona europeia, que podem levar a ainda mais problemas no futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!