Durante o dia de ontem, alguns utilizadores das plataformas da Microsoft foram afetados por falhas no acesso aos serviços, nomeadamente no Microsoft 365 e Azure. E agora, conhecem-se novas informações sobre a origem destas falhas.
De acordo com a mensagem da Microsoft, vários dos serviços da empresa estiveram inacessíveis durante algumas horas, derivado a um ataque DDoS massivo. Este ataque terá afetado várias plataformas da empresa, e os clientes das mesmas, causando transtornos no uso.
Embora a empresa tenha confirmado que a origem das falhas estaria no ataque DDoS, a empresa não relacionou o mesmo com qualquer grupo ou entidade, e ainda se desconhece a origem.
A empresa sublinha ainda que foram aplicadas medidas para prevenir os problemas causados pelo ataque, mas derivado do volume massivo do mesmo, estas não foram suficientes para evitar a sobrecarga da rede e eventuais falhas nos acessos.
Embora a origem das falhas tenha sido já confirmada, a Microsoft afirma que vai continuar a investigação, e deverá fornecer um novo relatório do incidente dentro das próximas 72 horas, e o relatório final dentro de duas semanas.
De relembrar que esta não é a primeira vez que a Microsoft é afetada devido a ataques DDoS em larga escala. Em Junho de 2023, a Microsoft confirmou que um grupo conhecido como “Anonymous Sudan” terá realizado os mesmos ataques à plataforma, e na altura, também se verificaram falhas no acesso a vários serviços da empresa.
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