De tempos a tempos surgem listas para venda com dados que pertencem a milhares de utilizadores, nomeadamente listas com dados de login em diferentes plataformas. E recentemente, uma lista foi colocada para venda em sites da dark web, contendo alegadamente 100 mil registos de login de diferentes contas de email.
A base de dados que foi recentemente colocada para venda indica conter mais de 100 mil linhas de dados, no formato de email e senha de acesso, pertencentes a utilizadores em Portugal – e com domínios associados a Portugal.
O vendedor alega que a lista inclui dados de 2023 e 2024, e que terá sido recolhida de leaks privados – embora a origem ou veracidade da mesma não possa ser validada.
No sample fornecido pelo vendedor são indicados vários endereços que aparentam dizer respeito a sites em Portugal, com endereços do serviço de email da Sapo, de universidades e alguns sites privados.
Desconhece-se até ao momento a origem dos dados, mas tudo aponta que se trate de informação combinada de diferentes leaks, de forma a criar uma lista alargada com dados de login para potenciais contas comprometidas de diferentes formatos.
Como sempre, é importante que os utilizadores tenham atenção à segurança das suas contas. Uma das medidas para tal passa por usar meios de autenticação em duas etapas, ou sistemas de passkeys, caso esteja disponível.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!