A Yelp é a mais recente empresa a avançar com um processo contra a Google, pelas práticas da empresa no mercado e a forma como as mesmas prejudicam as entidades rivais.
De acordo com o blog da empresa, a Yelp, reconhecida plataforma de avaliação de locais, encontra-se a avançar com o processo nos tribunais depois de anos em batalhas foras deste contra a Google. A Yelp afirma que a Google terá abusado da sua posição no mercado das pesquisas online, de forma a dar prioridade às reviews de locais que tenham sido colocadas na sua própria plataforma, invés de usar os dados de terceiros.
A empresa considera que esta medida prejudica plataformas como a Yelp, que recebem menos visibilidade para os seus conteúdos. Jeremy Stoppelman, CEO e fundador da Yelp, afirma que a Google tem vindo a tirar proveito da sua posição no mercado das pesquisas online faz anos, e que chegou a altura de fazer algo em relação a isso.
A Yelp considera que as medidas da Google prejudicam as plataformas rivais, e reduzem consideravelmente as receitas das mesmas, até se estas fornecerem conteúdos mais relevantes para os utilizadores do que as fornecidas diretamente na Google.
Embora o caso seja voltado para os EUA, a Yelp pretende alargar o mesmo para outros países, nomeadamente para a União Europeia, onde pode fazer valer-se da nova Lei dos Mercados e Serviços Digitais – e do qual a Google também já se encontra a sentir alguma pressão.
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