As autoridades da Alemanha confirmaram ter encerrado 47 plataformas de troca de criptomoedas, que eram usadas maioritariamente para a lavagem de fundos por grupos criminosos. Todas as entidades encontravam-se sediadas na Alemanha.
As plataformas eram usadas por vários grupos de criminosos, incluindo grupos de ransomware, para trocarem criptomoedas obtidas de ataques e esquemas, realizando a lavagem dos mesmos para dinheiro legítimo. Estas plataformas não realizavam qualquer controlo sobre os seus clientes, pelo que qualquer um as poderia usar – sem ser necessário fornecer detalhes sobre a origem dos fundos.
As autoridades afirmam ainda que as plataformas em questão teriam total conhecimento de que, por entre os seus clientes, estariam grupos de criminosos, a usar dinheiro potencialmente obtido de fontes ilícitas.
As plataformas que foram desmanteladas pelas autoridades apresentam agora uma mensagem de informação das mesmas, indicando que os conteúdos foram apreendidos e que os dados presentes nos sistemas das mesmas vão ser usados para novas investigações.
As autoridades afirmam ainda que foram apreendidos vários servidores, que possuem informação valiosa para as investigações futuras, e que podem ajudar a identificar alguns dos utilizadores destas plataformas de criptomoedas e de grupos de ransomware.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!