1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Mapa mundo de espanha

 

As autoridades espanholas confirmaram ter desmantelado uma rede que terá obtido mais de 12.3 milhões de euros em falsos investimentos, a partir de sites criados para ataques de phishing. Estima-se que a rede terá lesado mais de 300 vítimas em toda a Europa.

 

O esquema começava com a criação de falsos websites de investimento em criptomoedas, que eram usados como plataformas legitimas de investimento para os interessados. Quando as vitimas investiam neste género de sites, o dinheiro das mesmas era redirecionado de várias contas bancárias em Espanha para o estrangeiro, de forma a dificultar a sua verificação.

 

O caso terá começado a ser verificado pelas autoridades quando uma das vítimas terá notificado a polícia sobre o roubo. A maioria dos investidores estariam a colocar o seu dinheiro nestes sites, mas acabavam por não reportar os mesmos quando ocorriam os roubos.

 

A maioria dos sites tinham uma aparência legitima, e usavam nomes bastante similares aos de entidades bancárias em Espanha. Os próprios domínios eram bastante similares aos de grandes entidades bancárias, e tentavam usar os possíveis erros na escrita como forma de enganar as vitimas – por exemplo, alterando uma letra do nome por outra.

 

Os sites eram também enviados em campanhas de spam e phishing, onde as potenciais vítimas poderiam aceder pensando estar a usar uma entidade associada com alguma entidade bancária credível.

 

No entanto, o grupo não realizava as suas operações tendo apenas como foco utilizadores em Espanha, sendo que eram também criados sites similares para plataformas no estrangeiro, em países como a França.

 

Alguns dos fundos roubados acredita-se que tenham sido movidos para várias contas bancárias, incluindo contas em Portugal e criadas sobre diferentes plataformas virtuais. Depois de passarem por várias contas bancárias, numa tentativa de lavagem de dinheiro, os fundos eram depois reenviados para contas bancárias em Espanha em controlo dos membros da rede.

 

Da investigação foram apreendidos vários equipamentos informáticos, contas bancárias e seis suspeitos que seriam os responsáveis pela operação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech