A plataforma do Discord foi recentemente bloqueada na Rússia e Turquia, devido a atividades ilegais que estariam a ser realizadas na plataforma. Esta medida impede que utilizadores legítimos que pretendam usar a plataforma possam aceder aos conteúdos.
O Discord nasceu como uma plataforma focada para jogadores poderem manter as suas conversas em diferentes dispositivos. No entanto, rapidamente evoluiu para uma plataforma de mensagens mais generalista, contando com funcionalidades dedicadas para diferentes grupos e comunidades.
No entanto, se existe quem use a plataforma para fins legítimos, também existe quem a use para atividades ilegais, aproveitando as capacidades de criar salas privadas para distribuir conteúdos que violam os termos do serviço e até a lei de alguns países.
Durante o dia de ontem, vários utilizadores no Reddit começaram a notar que a plataforma estaria inacessível, mas apenas para acessos feitos via a Turquia e a Rússia. Esta indicação veio agora a ser confirmada.
O Roskomnadzor da Rússia, entidade gestora da internet da região, confirmou que o Discord encontra-se agora bloqueado devido a várias violações da lei local e pelos conteúdos partilhados na plataforma sem moderação.
Não se sabe exatamente que conteúdos levaram ao bloqueio, mas tendo em conta que a Rússia possui fortes controlos sobre a informação que os utilizadores possuem acesso, é bastante provável que fosse algo contra o regime de Putin.
Quanto à Turquia, a plataforma aparenta ter sido bloqueada devido a casos de abuso de menores e outras atividades ilegais que também estariam a ser feitas pelo serviço.
Os utilizadores que se encontram nestas regiões afirmam que nem todas as plataformas de VPN parece estar a conseguir aceder ao serviço, o que indica que as autoridades podem estar a aplicar outras formas de bloqueio para prevenir o acesso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!