Segundo um estudo realizado entre o Institute of Cancer Epidemiology a Danish Cancer Society e a International Agency for Research on Cancer (IARC), o uso do telemóvel não causa cancro ou tumores cerebrais, como tinha sido antes previsto.
Este promete ser mais um polémico estudo sobre o caso. No estudo estiveram envolvidas 358.403 pessoas, das quais 10.729 apresentaram algum tipo de tumor cerebral ao fim de 15 anos de acompanhamento - 5.111 homens e 5.618 mulheres. Estes valores estão próximos do número de pessoas que desenvolvem este tipo de tumores normalmente durante a sua vida.
Como conclusão, o estudo revelou que não existe nenhuma relação directa do uso dos telemóveis, das suas radiações e dos cancros ou tumores.
No entanto existem já algumas falhas apresentadas neste estudo. A primeira passa pelo facto de todos os sujeitos testados são adultos, não sendo considerados os jovens que até a idade utilizaram o dispositivo Noutro ponto, o estudo está limitado aos 15 anos, sendo que não existem dados posteriores desta data, nem se foram desenvolvidos novos casos após este período.