Faz algum tempo que a Google começou a implementar um novo sistema para as aplicações poderem usar, na altura de escolherem fotos e vídeos locais dos dispositivos - por exemplo, para enviar para uma plataforma.
Este sistema de escolha de conteúdos tem vindo a ser adotado por algumas apps, mas agora, a Google parece estar a incentivar ainda mais ao uso do mesmo. A ideia será fazer com que o máximo possível de aplicações usem o novo sistema - que a empresa garante possuir mais segurança e privacidade.
O novo sistema foi introduzido no Android 13, e permite aos utilizadores controlarem se uma app pode ter acesso a todos os conteúdos multimédia no dispositivo, ou apenas a alguns que sejam escolhidos. A ideia será evitar que uma app possa ter automaticamente acesso a todas as fotos e vídeos com apenas uma permissão.
De acordo com o portal Android Authority, a Google encontra-se agora a levar as apps que ainda usam a antiga API das permissões READ_MEDIA_IMAGES e READ_MEDIA_VIDEO a usarem o novo sistema. Os programadores devem agora usar o novo sistema de seleção de conteúdos sempre que possível nas novas aplicações, e a medida deve ser implementado para todos em janeiro de 2025.
Ainda podem existir casos onde as antigas permissões poderão ser necessárias, mas para tal os programadores necessitam de manualmente requerer o uso destas à Google.
Com a nova política da Play Store a entrar em vigor, é possível que mais apps venham a adotar o novo sistema em breve.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!