A Nokia encontra-se a investigar um alegado roubo de dados dos seus sistemas internos, que pode ter resultado no roubo de informação sensível da empresa.
Um hacker colocou à venda recentemente um conjunto de informação alegadamente pertencente à Nokia. Segundo a publicação, o ataque terá ocorrido a uma entidade terceira associada com a Nokia, de onde se terá conseguido obter acesso aos sistemas internos da mesma para roubar dados associados com a fabricante.
A Nokia já confirmou que se encontra a investigar o alegado roubo de dados, mas que, até ao momento, não existe nenhuma confirmação de que seja legítimo. A empresa afirma ter realizado uma investigação inicial do ataque, e não encontrou indícios de dados roubados, mas a investigação ainda se encontra a decorrer.
Por entre os dados alegadamente roubados encontram-se partes do código fonte da empresa, respeitante a vários produtos e serviços da mesma. O atacante indica que os dados foram obtidos através de uma empresa que trabalha diretamente com a Nokia, e que possui acesso aos sistemas internos da mesma.
Entre os dados encontram-se também chaves SSH, RSA e dados de login, bem como contas usadas para o envio de emails e webhooks. Os detalhes indicam que pode tratar-se de material de produção e desenvolvimento da Nokia, não aparentando possuir dados de clientes da empresa.
De momento ainda se desconhece qual a empresa que foi alvo do ataque, embora algumas fontes indiquem que poderá tratar-se da SonarQube. No entanto, ainda não existe uma confirmação oficial da entidade sobre tal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!