O WhatsApp sempre teve nos seus planos manter-se uma plataforma livre de publicidade, algo que o criador original da mesma, ainda antes desta fazer parte do Facebook, tinha como foco para o futuro.
Depois de ser adquirido pelo Facebook, essa ideia manteve-se. A empresa adquiriu o WhatsApp em 2014, por 22 mil milhões de dólares, e embora esta continuasse a ganhar dinheiro de outras fontes, o WhatsApp não era uma delas.
Durante anos a agora Meta manteve-se com a plataforma a custo zero e sem qualquer rendimento, mas os dados indicam que isso começa agora a mudar. Durante a recente apresentação dos resultados financeiros, e pela primeira vez, o WhatsApp surge com um aumento nas receitas da empresa.
Os dados apontam que as receitas do WhatsApp aumentaram durante o último trimestre mas de 48%. Em parte, a plataforma continua a surgir sem publicidade, com os ganhos a surgirem sobretudo das contas comerciais via o WhatsApp Business, já que o plano focado para os consumidores em geral continua sem qualquer forma de rendimento direto.
A Meta afirma que uma das formas de receitas encontra-se no sistema “click to message”, focado para empresas, e que o uso do mesmo tem vindo a aumentar nos últimos meses. Isto permite que os valores da plataforma aumentem, e contribuam para as receitas como um todo da Meta.
De momento, o sistema de monetização para o WhatsApp ainda se encontra na sua fase inicial, e existem certamente melhorias a fazer. Espera-se que estas não incluam a colocação de publicidade na plataforma, ainda mais tendo em conta o formato encriptado da mesma e dos conteúdos enviados por esta.
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