A Google fez recentemente uma pequena, mas importante, atualização a uma das funcionalidades de segurança do Google Chrome. A Proteção melhorada do Chrome, uma funcionalidade que ajuda a fornecer mais segurança durante a navegação pela internet, conta agora com a ajuda de IA para identificar ameaças.
Mais conhecida como “Enhanced protection”, esta funcionalidade do Chrome é uma das que os utilizadores podem ativar, para garantir uma camada adicional de segurança contra ameaças online. A opção não se encontra ativa por padrão para todos, mas os utilizadores podem rapidamente alterar as configurações do Chrome para a mesma.
No entanto, a Google fez uma ligeira mudança no sistema de forma recente. De acordo com a descoberta do programador Leo na X, o Chrome e o sistema de “Enhanced protection” do mesmo agora usam IA para identificar possíveis ameaças.
Este sistema possui como base o Safe Browsing da Google, outra ferramenta que ajuda a identificar sites maliciosos pela internet.
Até agora, a Enhanced protection indicava apenas que contavam com melhorias para a segurança, mas de forma proativa, ou seja, ainda era necessário realizar pedidos para a base de dados da Google para analisar possíveis sites de ameaças – caso estes fossem identificados como tal na base de dados da empresa.
Agora, a Enhanced protection indica usar IA para ajudar a identificar possíveis sites de conteúdos maliciosos, o que pode ajudar o Chrome a identificar sites maliciosos até mesmo se estes não estiverem ainda na base de dados da empresa.
Isto aplica-se também aos downloads, tendo em conta que o Enhanced protection também realiza uma análise mais aprofundada dos mesmos por potenciais ameaças.
Para já, esta novidade ainda não se encontra disponível para todos os utilizadores, mas espera-se que venha a ficar acessível em futuras atualizações do Chrome.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!