A União Europeia possui um vasto conjunto de regras sobre a publicidade online, algo que as empresas que usam estes sistemas devem ter em conta. A Google, sendo uma das maiores plataformas de publicidade na internet, também necessita de seguir essas ideias, mas parece que algumas são demasiado complicadas até para a mesma.
A Google confirmou que, a partir de Outubro de 2025, vai deixar de apresentar publicidade de campanhas políticas na União Europeia. Esta medida surge depois de algumas mudanças na legislação local, e também de incertezas sobre as mesmas.
Com a medida, a partir desta data, a plataforma de publicidade da Google vai deixar de apresentar campanhas publicitárias que tenham relação com a política ou com os seus candidatos. Esta medida engloba-se como parte das ações impostas pela Transparency and Targeting of Political Advertising (TTPA), a nova legislação europeia para este formato de publicidade.
Segundo a Google, a TTPA introduz um conjunto de novos desafios operacionais e de incertezas legais, que a empresa necessitaria de contornar, e que são impraticáveis. Como tal, a entidade vai deixar de apresentar este género de publicidade.
A TTPA foi introduzida em Março de 2024, e o objetivo da mesma passa por ajudar os cidadãos a reconhecerem publicidade política, quem se encontra por detrás da mesma e a ajudar na identificação de quem foi alvo da campanha de publicidade. A lei refere várias medidas que as empresas de publicidade necessitam de adotar para poderem fornecer este formato de campanhas publicitárias.
A lei refere ainda várias medidas para impedir que possam ser distribuídas campanhas publicitárias enganadoras ou que tenham como objetivo destabilizar as eleições – por parte de entidades externas ou até grupos pagos por governos de outros países.
A Google afirma que vai continuar a analisar as leis, e que pretende fornecer mais informações sobre as possíveis alterações durante o próximo ano.
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