1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Bluesky

 

Numa altura em que a IA encontra-se cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores, existem algumas plataformas que aproveitam a sua popularidade para usar os conteúdos, muitas vezes dos utilizadores, para treino dos seus próprios modelos de IA.

 

Um dos exemplos é a X, rede social de Elon Musk, onde todos os conteúdos partilhados na mesma podem ser usados para treino do modelo de IA do Grok. No entanto, para se distanciar dessa ideia, a Bluesky veio recentemente confirmar os detalhes dos seus termos.

 

A Bluesky veio confirmar que não usa qualquer informação dos seus utilizadores para o treino de modelos de IA, e que esse não é o objetivo da empresa tanto atualmente como para o futuro.

 

Segundo a plataforma, conforme mais artistas e criadores usam a Bluesky, surgem também preocupações como os conteúdos partilhados na mesma são usados por fontes terceiras ou até para outros propósitos. A pensar nisso, a entidade sublinha que nenhuma publicação ou conteúdo da Bluesky será usado para treino de IA generativa, e que não existem intenções de o fazer no futuro.

 

No entanto, a entidade afirma que faz uso de IA para ajudar a moderar os conteúdos da sua plataforma, mas que essa informação não usa dados dos utilizadores para o treino dos modelos de IA interna.

 

Um ponto a ter em conta será que, atualmente, não aparenta existir nenhum bloqueio aos bots de outras entidades de IA, como a OpenAI ou Microsoft, o que permite teoricamente que outras plataformas usem os conteúdos da Bluesky para treino dos seus próprios modelos de IA. A entidade afirma que, tendo em conta a sua ideologia aberta e transparente, não bloqueia diretamente acessos de terceiros à mesma, mas também não pode controlar o que outras entidades possam recolher da plataforma.

 

Esta afirma ainda que nem sempre é possível bloquear completamente a recolha de dados por estas entidades, até mesmo quando se usam sistemas projetados para tal atividade.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech