Recentemente a Microsoft esteve a ser alvo de críticas, depois de ter sido indicado que a empresa poderia encontrar-se a usar dados dos utilizadores em plataformas como o Word, Excel e outras, para treino dos modelos de IA.
Os rumores começaram a surgir depois de uma publicação no Tumblr, onde era alegado que a Microsoft usava o serviço “Connected Experiences” para recolher dados dos utilizadores no Word e Excel, usando essa informação posteriormente para treino dos modelos de IA do Copilot.
Depois da publicação ter começado a ganhar algum destaque pelos meios sociais, a Microsoft veio confirmar mais detalhes sobre o que realmente realiza através do Connected Experiences. Segundo a empresa, esta funcionalidade não se foca de todo na recolha de dados para o treino de modelos de IA, nem tal atividade é realizada dentro do Word ou Excel, bem como de qualquer outro programa da Microsoft 365.
Esta funcionalidade encontra-se ativa em todos os sistemas, por padrão, desde 2019, mas é usada para ferramentas como a colaboração em tempo real, sugestões gramaticais em tempo real e outros recursos usados dentro da suite de produtividade e que necessita de ligação externa com a internet.
Ao mesmo tempo, a funcionalidade é inteiramente opcional, e os utilizadores podem desativar qualquer uso da mesma através das configurações de privacidade do Microsoft 365, caso assim o pretendam. No entanto, tal tarefa também vai limitar algumas funcionalidades oferecidas dentro da suite de produtividade, tendo em conta que usavam essa plataforma para a interligação.
A Microsoft sublinha que a Connected Experiences é usada para melhorar a produtividade dos utilizadores dentro da sua suite de produtos, e não para a recolha de dados pessoais ou para treino de modelos de IA.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!