A Tesla acaba de revelar os dados sobre as vendas realizadas durante o ano de 2024, e pela primeira vez, a empresa regista quedas nas entregas anuais. Os dados apontam que, em 2024, foram entregues aos clientes 1.78 milhões de unidades, o que representa uma queda dos 1.81 milhões registados em 2023.
Face a esta queda nas entregas, as ações da Tesla caíram na bolsa depois da apresentação dos resultados em mais de 7%, tendo recuperado ligeiramente nas horas seguintes. A empresa já tinha confirmado quedas nas entregas durante o primeiro trimestre de 2024, mas nessa altura seria de apenas um trimestre.
O último trimestre do ano ainda teve um ligeiro aumento, com 495.000 unidades entregues, face aos 484.000 de 2023. Ainda assim, o valor não foi suficiente para aumentar os dados gerais da empresa ao longo do ano, e ficaram também bastante abaixo das estimativas dos analistas.
Os analistas apontam que, para o último trimestre do ano, a Tesla atingisse as 506,000 unidades enviadas no mercado. De notar que a Tesla não fornece dados sobre as vendas finais, portanto os dados das entregas serão o mais próximo que se pode ter sobre o número de unidades vendidas.
Os valores também parecem encontrar-se em queda na Europa, com 14% de menos unidades entregues em 2024 face ao ano anterior.
Embora não exista uma confirmação direta dos motivos para estas quedas, algumas ideias podem ser apontadas. Uma elevada competição no mercado pode não ter ajudado a Tesla a vender as suas unidades, ainda mais com novos veículos mais baratos. Ao mesmo tempo, as mudanças de planos da Tesla para o Cybertruck e o foco em demasia da empresa neste modelo podem também ter afetado os valores finais.
Apesar de tudo, as ações da Tesla no mercado continuam em alta, tendo subido mais de 60% face aos valores de 2023. Em Dezembro, o valor das ações atingiu mesmo o recorde.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!