Depois de anos em crescimento, o mercado dos smartphones começa a sentir algum impacto no mercado, tendo recentemente registado a terceira queda consecutiva durante este ano, em nível de unidades enviadas para o mercado.
De acordo com os dados da empresa Canalys, o envio de novas unidades de smartphones para o mercado caiu cerca de 9% durante o trimestre passado, marcando assim o valor mais baixo no terceiro trimestre desde 2014.
Os dados indicam que a Apple foi a única fabricante que registou ligeiras subidas no número de unidades enviadas para o mercado, com todas as restantes marcas a verificarem quedas. A Samsung continua a liderar o mercado global, tendo atualmente uma quota de 22%, enquanto que a Apple, Xiaomi, Oppo e Vivo encontram-se nas posições seguintes.
O mercado ainda continua a reagir também às variações a nível global, tanto a nível da inflação como também de situações como a guerra entre a Rússia e Ucrânia. Existe também cada vez mais utilizadores que optam por manter os seus dispositivos por mais tempo, ou optam por equipamentos mais baratos de gamas inferiores – ficando as linhas premium reservadas para um grupo bastante limitado de utilizadores que adotam as novas tecnologias primeiro.
Amber Liu, analista da Canalys, afirma igualmente que a maioria das empresas tenta reduzir o número de unidades em stock, e com a baixa procura do mercado, isso leva também a que menos unidades sejam enviadas para o mesmo. Isto também leva a que muitos fabricantes acabem por lançar promoções e ofertas para tentar dar vazão ao stock de produtos que possuem.
Para já, no entanto, as previsões não apontam qualquer alteração para o mercado, e portanto, é possível que nos próximos meses a tendência venha a manter-se em queda.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!