Recentemente a Meta começou a realizar uma nova experiência dentro da sua plataforma, onde estaria a usar IA para criar perfis, que poderiam interagir dentro da rede tal como se fossem utilizadores reais.
Esta medida faria parte de uma experiência em IA da Meta, que pretendia criar um conjunto de perfis, focados em terem uma interação dentro das suas plataformas como utilizadores reais, com capacidade de publicar conteúdos, interagir com outros ou até deixar comentários.
Embora a ideia fosse realizar apenas um teste, rapidamente as críticas começaram a surgir depois de terem sido descobertos alguns dos perfis usados pela Meta para esta experiência. Um dos primeiros foi um perfil identificado como Liv (@himamaliv).
Este perfil descreve-se como uma mulher, mãe de dois filhos e que pretendia usar o Instagram para partilhar um pouco da sua vida. A única diferença que se reforça tratar de um perfil de IA encontra-se no facto de conter a tag “AI managed by Meta”, que basicamente indica ser uma experiência de IA da Meta.
Além deste perfil foram ainda descobertos os de Carter (@datingwithcarter), um conselheiro amoroso, e Jane Austen (@janeaustenpen), uma escritora. Embora as contas não se tenham tornado certamente virais, contando apenas com alguns seguidores e interações, estas foram subitamente alvo de duras críticas quando finalmente começaram a ser conhecidas.
Os utilizadores na plataforma rapidamente demonstraram o desagrado em ter contas geridas por IA, com comentários a questionar a necessidade de tais contas sequer existirem. Depois das contas terem começado a surgir nas notícias internacionais, e a serem partilhadas por utilizadores na plataforma social, rapidamente foram eliminadas pela Meta.
Num comunicado à CNN, a Meta afirma que estas contas fariam parte de uma experiência de IA da empresa, e que não eram necessariamente para ser mantidas no futuro. Apesar disso, as intenções que a Meta teria com as mesmas, foram rapidamente alvo de duras críticas da comunidade em geral. A empresa confirmou ter eliminado as contas em questão, e afirma que irá trabalhar para melhorar os seus planos e projetos de IA no futuro.