A OpenAI continua a revelar novidades para o ChatGPT, focadas em tornar a plataforma mais atrativa para ainda mais utilizadores – e na mesma altura em que se encontra a enfrentar uma forte pressão no mercado da IA.
A entidade confirmou hoje a chegada da nova funcionalidade “Deep Research” ao ChatGPT, um novo agente dos modelos o3, que permite alargar as capacidades de raciocínio do modelo, para fornecer respostas ainda mais completas e analisadas ao detalhe. O sistema permite que o modelo possa analisar mais detalhadamente as questões deixadas pelos utilizadores, para fornecer respostas mais profundas e completas, em troca de uma espera ligeiramente maior pela resposta final.
Os utilizadores do ChatGPT Pro podem começar a usar a funcionalidade a partir de hoje, com 100 pedidos por mês. Eventualmente irá chegar os planos Plus e Teams, e espera-se ainda que ao plano gratuito, mas deve demorar alguns meses para tal.
A ideia do ChatGPT Deep Research será usar as capacidades do modelo o3 da OpenAI para realizar investigações profundas e alargadas, que poderiam demorar horas se realizadas manualmente. Esta ferramenta foi criada usando testes de ambientes reais, para fornecer as respostas alargadas. A OpenAI afirma que a funcionalidade pode ser particularmente útil para questões que são de nichos, e que poderiam demorar horas a pesquisar em cada site individualmente pela internet.
Por agora, o ChatGPT Deep Research encontra-se acessível apenas via a web, mas espera-se que venha a ficar disponível também para as aplicações móveis e no desktop até ao final do mês de Fevereiro.
Dependendo da questão, o ChatGPT Deep Research pode demorar entre 5 a 30 minutos a fornecer as respostas. Quando a investigação estiver concluída, é enviada uma notificação para os utilizadores.
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