A Valve confirmou ter removido um jogo da sua plataforma da Steam, depois de ter sido identificado que o mesmo teria malware. No alerta deixado pela empresa para os jogadores que descarregaram o título é indicada a recomendação de se realizar a formatação do sistema.
O jogo em causa era o “PirateFi”, e descrevia-se como um título de sobrevivência, com gráficos low poly, onde era possível jogar offline ou com amigos em formato multijogador. Desconhece-se exatamente o número de utilizadores afetados, mas o título contava com uma classificação de 9 em 10, e tinha cerca de 51 avaliações.
Depois de ter sido identificado que o jogo integrava malware, a Valve removeu imediatamente o jogo da sua plataforma, e os utilizadores que descarregaram o mesmo foram igualmente notificados. Embora a Valve indique ter removido as versões maliciosas do jogo da Steam, recomenda que os utilizadores realizem uma verificação completa dos seus sistemas por malware.
A empresa recomenda ainda que, quando possível, seja realizado o reset completo do sistema, com a formatação do mesmo. Por agora ainda se desconhece qual o formato de malware que foi identificado no jogo, mas acredita-se que teria um impacto severo nos sistemas.
Tendo em conta que os jogos podem ter permissões elevadas no sistema, e acesso a zonas sensíveis do mesmo, isto daria permissões para o malware realizar várias atividades maliciosas com graves efeitos para os utilizadores.
Embora a Valve tenha medidas de proteção na Steam para prevenir este género de falhas, existem sempre formas novas de contornar as mesmas, e parece ter sido uma das situações neste caso. Quem tenha instalado o jogo é aconselhado a realizar uma verificação completa dos seus sistemas por potencial malware.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!