A Valve removeu mais um jogo da sua plataforma Steam, que estaria a instalar malware nos sistemas das vítimas que tentavam instalar o jogo.
O título em questão era “Sniper: Phantom's Resolution”, e encontrava-se a ser distribuído pela editora Sierra Six Studios. Este jogo estaria em formato de acesso antecipado, mas permitia aos jogadores terem acesso a um Demo do mesmo, com o lançamento previsto para os próximos meses.
Alguns utilizadores repararam que o jogo teria algumas referências retiradas de outros títulos, como a descrição e imagens, e tentava levar os utilizadores a descarregarem o demo de uma plataforma externa invés de usarem a Steam. Mas ainda assim, a versão que estava na loja da Valve também continha malware.
Vários utilizadores do Reddit confirmaram que o instalador do jogo tinha um ficheiro apelidado de “Windows Defender SmartScreen.exe”, que seria usado para instalar o malware nos sistemas. Quando instalado, o malware teria a capacidade de recolher os cookies do navegador e obter outros dados sensíveis do mesmo.
O malware tentava ainda instalar-se profundamente no sistema, criando vários scripts que tentavam reinstalar o malware a cada reinicio, mesmo que o utilizador removesse o jogo original ou tentasse remover o malware.
Além de ser fornecido na Steam, o jogo Demo também estava alojado no GitHub. Em ambos os casos, as duas plataformas removeram os ficheiros associados rapidamente, mas não sem antes de centenas de pessoa terem instalado os mesmos.
Pouco depois dos ficheiros terem sido removidos, o alegado site da equipa criadora do jogo também ficou subitamente inacessível.
Quem tenha instalado o jogo, muito possivelmente acabou por instalar malware no sistema, e recomenda-se que proceda à imediata remoção do mesmo, bem como a verificação do sistema por malware com programas de segurança reconhecidos.
Este incidente surge menos de um mês depois de outro jogo ter conseguido contornar as medidas de proteção da Valve, e foi também distribuído na plataforma com malware.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!