1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

macbook macos

 

O sistema operativo da Apple pode ser bastante seguro, mas ao contrário do que a empresa anunciava no início, não é inteiramente livre de malwares. A confirmação disso mesmo encontra-se num recente malware descoberta para macOS e que se esconde dentro de uma imagem comum.

 

Durante os dias 11 e 13 de Janeiro, várias plataformas de publicidade online estiveram a distribuir imagens contendo malware com destino ao sistema OSX da Apple. Estas imagens eram apresentadas em diversos sites pela internet e poderiam comprometer um sistema da Apple caso o utilizador acedesse ao site afetado.

 

A imagem apresentava apenas uma barra branca no centro do ecrã, sendo que muitos poderiam confundir a mesma com apenas uma falha no carregamento do site. No entanto, através do uso de estenografia, o criador do malware terá escondido um pequeno pedaço de código javascript dentro da imagem e que era executado quando aberta no navegador.

 

Este código poderia depois iniciar a execução do malware VeryMal, sendo que era também verificado se o sistema de destino era um sistema operativo macOS ou um PC. Caso fosse um PC, a execução do malware terminava e o utilizador não era afetado.

 

imagem malware macos

 

No entanto, em sistemas Mac, o código procedia com o redirecionamento dos utilizadores para páginas maliciosas, indicando uma necessidade de atualizar o Flash do sistema. Apesar de este género de mensagens ser mais comum em sistemas Windows – tendo em conta que o macOS não suporta Flash nativamente – a mesma ainda terá sido suficiente para que vários utilizadores fossem enganados.

Além disso, o malware também levava à criação de um bot em segundo plano no sistema, que modificava e clicava em publicidade, tendo como objetivo gerar lucros para os criadores do malware.

 

De acordo com a empresa de segurança Confiant, o malware terá resultado no roubo de 1.2 milhões de dólares das vitimas, através de cliques inválidos em publicidade. Como sempre, é importante que os utilizadores tenham atenção a sites que requeiram a atualização de algum software no sistema para acesso, sobretudo se forem funcionalidades que nem estão disponíveis para esse sistema – como é o caso do Flash dentro de um sistema Mac.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech