1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

macOS apple

 

Nunca é boa ideia realizar o download de programas piratas, e um dos motivos passa exatamente pela possibilidade destes conterem malware. É exatamente isso que está a acontecer para muitos utilizadores do sistema macOS da Apple, que recentemente estão a ser os visados numa nova campanha de malware sobre programas piratas.

 

De acordo com a empresa de segurança Malwarebytes, o ransomware EvilQuest encontra-se a focar em sistemas macOS, e a ser distribuído sobre sites de conteúdo pirata de diversas apps para o sistema. Na grande maioria dos casos, as fontes são sites aleatórios pela Internet, e os utilizadores podem nem se aperceber que estão a instalar malware até ser tarde de mais.

 

O malware é instalado a par com as aplicações pirateadas, pelo que o utilizador pode ser enganado ao pensar que realmente descarregou uma versão correta do programa que pretendida. No entanto, uma vez instalado, o ransomware procede com o bloqueio dos ficheiros mais importantes no sistema, e apenas mais tarde procede ao pedido de resgate para reaver os mesmos – que os investigadores afirmam ainda ser uma quantia relativamente baixa, de apenas 50 dólares.

 

Além disso, o malware também pode instalar um keylogger no sistema, com o objetivo de recolher todas as teclas introduzidas na esperança de obter dados de login ou outras informações sensíveis que possam ser utilizadas pelos criminosos – isto mesmo que os utilizadores realizem o pagamento do ransomware para obterem os seus ficheiros de volta.

 

Como sempre, a principal linha de defesa encontra-se sobre os próprios utilizadores, e este malware não será instalado a não ser que apps de fontes desconhecidas sejam também executadas no sistema pelo mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech