As novas placas gráficas da linha RTX 50 da Nvidia vieram trazer algumas mudanças para o mercado, algumas da quais não serão inteiramente positivas para os jogadores. Foi recentemente descoberto que, apesar de todas as capacidades avançadas das novas placas, estas podem apresentar problemas no carregamento de algumas tecnologias mais antigas, que podem afetar a forma como certos jogos são executados.
As novas placas deixaram de suportar a tecnologia PhysX de 32 bits, ainda usada por vários jogos mais antigos no mercado. Sem o suporte para PhysX , estes jogos podem apresentar um desempenho abaixo do esperado, ou até perder acesso a algumas das suas capacidades.
Borderlands 2, Metro 2033 & Metro: Last Light, e Mirror's Edge são alguns dos jogos que ainda usam esta tecnologia, e que com esta medida podem apresentar um desempenho abaixo do esperado com as novas placas. Isto porque as tarefas de processamento PhysX deixam de ser realizadas no GPU, e passam a ser feitas diretamente no CPU, que além de consideravelmente mais lento, também afeta o desempenho em geral sobretudo em sistemas mais limitados.
Segundo a página de suporte da Nvidia, o CUDA 12.0 deixará de ter acesso à tecnologia em 32 bits. No entanto, a Nvidia aponta que a tecnologia ainda irá continuar acessível nas placas mais antigas da linha, portanto quem tenha as RTX 40, RTX 30, RTX 20 e outras ainda irão suportar a mesma.
Para quem tenha as RTX 50, e pretenda usar o PhysX, devem ser exploradas alternativas ao mesmo. Muitos jogos permitem configurar a forma como se pretende usar o PhysX, seja da GPU ou CPU, sendo que a mudança adapta também o jogo em conformidade. Quando possível, deve-se adotar o PhysX via CPU.
Existe ainda a opção de aguardar que os criadores dos jogos atualizem os mesmos para adaptarem a forma como o PhysX é usado, e para que nas placas mais recentes da Nvidia, a tecnologia seja adaptada em conformidade para usar apenas o poder de processamento do CPU.
Obviamente, a medida não é de todo inesperada. Dentro da indústria dos videojogos, praticamente todos os títulos mais recentes moveram para usar tecnologias de 64 bits, portanto a Nvidia encontra-se apenas a adaptar as suas placas para as mais recentes tecnologias. Porém, isso pode afetar quem ainda use títulos mais antigos nos seus sistemas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!