1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple com barra de pesquisa e danos na imagem

 

O Departamento de Justiça dos EUA encontra-se a preparar para aplicar uma nova ação contra a Google, que vai obrigar a empresa a vender o Chrome, deixando de ter uma participação ativa no mesmo e de poder usar o navegador para promover as suas plataformas de pesquisa. Esta medida surge de uma investigação que ainda decorria da altura de Biden, derivado de possíveis práticas anti competitivas no mercado pela Google.

 

Esta medida, se aprovada, pode ser bastante penalizadora para a Google, mas por arrasto pode também causar algumas dores de cabeça para a Apple, sendo que esta pode também ser afetada pela medida.

 

Em agosto do ano passado, a acusação indicava que a Google estaria a ter uma atitude de monopólio do mercado de pesquisa online, e que deveria separar-se do Chrome para resolver as preocupações. A venda do Chrome iria permitir a entidades rivais terem a capacidade de se promover no espaço da pesquisa, deixando de lado as preocupações sobre um monopólio da Google.

 

A decisão final está prevista de se conhecer em Abril deste ano, e existe o sério risco da Google ter mesmo de vender a sua participação do Chrome, separando-se do navegador. Porém, esta medida pode indiretamente vir a afetar a Apple, que poderá perder quase 20 mil milhões de dólares em receitas.

 

A Google encontra-se atualmente como o principal motor de pesquisa do navegador da Apple, o Safari, sendo que a empresa paga 20 mil milhões de dólares por ano para manter essa medida. No entanto, com as novas ações, a Google pode ter de deixar de fornecer o seu motor de pesquisa no Safari, e a Apple, consequentemente, perde o valor do investimento anual que era esperado.

 

A Apple parece reconhecer este problema, tendo em conta que, em Janeiro, apelou ao tribunal que a ação contra a Google poderia não ir de encontro com os interesses da empresa. No entanto, o tribunal rejeitou o pedido da Apple, embora tenha permitido à mesma apresentar o caso depois da decisão final.

 

A Apple já defendeu em tribunal que não pretende criar um motor de pesquisa dedicado para os seus sistemas, e que o acordo com a Google é do interesse da mesma e dos seus clientes. Ao mesmo tempo, a empresa alega ainda que é bastante difícil construir de raiz um sistema de pesquisa alternativo ao da Google, e que tal tarefa será praticamente impossível de se realizar nos tempos modernos.

 

Apesar disso, de relembrar que existem rumores faz anos que a Apple encontra-se a trabalhar num sistema de pesquisa dedicado, que poderia ser integrado para as pesquisas feitas dos dispositivos da empresa, e focado sobretudo na privacidade. Este serviço, no entanto, nunca foi revelado.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech