A Meta pode vir a enfrentar alguns problemas na União Europeia, respeitante à recolha de dados para efeitos de publicidade direcionada nas suas plataformas – concretamente no Instagram e Facebook. A European Data Protection Board prolongou o bloqueio temporário de publicidade direcionada nas duas plataformas, tal como tinha sido imposto pela Norwegian Data Protection Authority (DPA) em julho.
Em Julho, a Datatilsynet tinha revelado que a Meta usa dados dos utilizadores, as suas preferências, informações de publicações e outros detalhes pessoais para criar perfis personalizados para publicidade direcionada. A 27 de Outubro, a DPC da Irlanda baniu temporariamente o processamento de dados pessoais para efeitos de publicidade por parte da Meta, em toda a zona económica europeia, por duas semanas.
Em causa encontra-se o facto de a entidade da Noruega indicar que a Meta encontra-se a usar dados pessoais dos utilizadores em violação das regras europeias de privacidade, recolhendo essa informação sem o consentimento dos utilizadores para fins de publicidade. A Meta já confirmou que iria começar a pedir consentimento para tal, no entanto, ainda não foram aplicadas alterações na forma como a empresa recolhe estes dados.
A Meta terá agora menos de uma semana para aplicar as novas medidas, de forma a encontrar-se em vigor com a legislação europeia, ou enfrenta possíveis bloqueios mais prolongados e eventuais multas pela recolha e uso dos dados dos utilizadores para a publicidade direcionada.
Uma das medidas que a Meta encontra-se a realizar para contornar este problema encontra-se na criação de um sistema de subscrição, onde os utilizadores teriam a possibilidade de usar as plataformas sem publicidade e consequente recolha de dados, pagando para tal – esta funcionalidade encontra-se atualmente a ser disponibilizada para utilizadores na zona Europeia.
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