Novos rumores sugerem que a Qualcomm poderá estar a preparar uma jogada estratégica para o final do ano. Uma fuga de informação, partilhada pelo conhecido leaker Digital Chat Station, indica que o lançamento do próximo processador de topo da empresa, o Snapdragon 8 Elite 2, poderá ser antecipado, colocando-o em confronto direto com a próxima geração de iPhones da Apple.
Lançamento previsto para Setembro
De acordo com a publicação na rede social chinesa Weibo, o Snapdragon 8 Elite 2 poderá ser oficialmente apresentado já no final de setembro deste ano. Se esta previsão se confirmar, os primeiros smartphones equipados com este novo chipset chegariam ao mercado em outubro. Esta calendarização sugere uma tentativa da Qualcomm de competir diretamente com a Apple, que tradicionalmente apresenta a sua nova linha de iPhones em setembro – este ano, espera-se a família iPhone 17. Os primeiros modelos a estrear o novo processador da Qualcomm deverão ser, segundo rumores, o Xiaomi 16 e o Xiaomi 16 Pro.
Melhorias significativas no desempenho
As especificações esperadas para o Snapdragon 8 Elite 2 apontam para ganhos de desempenho consideráveis face ao seu antecessor, o Snapdragon 8 Elite (lançado em outubro do ano passado). Fala-se num aumento da frequência da CPU para 4.4 GHz (contra os 4.32 GHz do modelo anterior).
Além disso, o novo chipset deverá incorporar uma arquitetura de segunda geração e aumentar a cache da GPU de 12 MB para 16 MB, o que poderá traduzir-se num ganho de desempenho gráfico na ordem dos 30%. A produção ficará, ao que tudo indica, a cargo da TSMC, utilizando o seu processo de fabrico de 3 nanómetros de terceira geração. Esta tecnologia mais avançada promete um aumento de cerca de 4% no desempenho e uma redução no consumo energético na ordem dos 9%, contribuindo para uma maior eficiência.
Outros smartphones a chegar
Para além da dupla da Xiaomi, outros smartphones topo de gama são esperados com o Snapdragon 8 Elite 2 ao longo dos meses seguintes ao seu lançamento. Entre os modelos mencionados incluem-se:
- Redmi K90 Pro
- Realme GT 8 Pro
- iQOO 14
- Xiaomi 16 Ultra
- Vivo X300 Ultra
- OPPO Find X9 Ultra
Resta agora aguardar pela confirmação oficial por parte da Qualcomm e pelos anúncios dos fabricantes de smartphones para validar estas informações que, a confirmarem-se, antecipam um final de ano competitivo no segmento móvel de alta performance.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!