Depois de quase sete anos em desenvolvimento, a versão final estável do GIMP 3.0 foi finalmente lançada. Esta versão integra várias melhorias e novidades para um dos editores de fotos gratuito mais usados no mercado.
O GIMP 3.0 surge depois de um (longo) desenvolvimento de quase sete anos, onde foram implementadas várias mudanças para tornar o mesmo ainda melhor nas suas capacidades. Esta versão encontra-se baseada em GTK3, fornecendo assim uma interface mais limpa e ajustada para monitores de alta resolução.
Foram feitas melhorias para quem use painéis de desenho, onde estes devem agora contar com uma precisão melhorada, e onde foram corrigidos vários bugs associados com os drivers. A interface encontra-se ainda baseada em CSS, o que permite uma simples personalização, e foi ainda adicionado suporte para o Wayland em sistemas Linux.
O novo sistema de filtros não destrutivos permite aos utilizadores editar e gerir as suas mudanças sem danificar as imagens originais. Foram ainda feitas melhorias no suporte a diferentes formatos e perfis de cores, em diferentes sistemas.
O menu inicial que surge quando se abre pela primeira vez a aplicação também foi redesenhado, fornecendo agora informações mais diretas e úteis para os utilizadores que usam o GIMP pela primeira vez.
A lista de novidades é certamente extensa, tendo em conta também o longo tempo de desenvolvimento, portanto os interessados podem verificar todas as mudanças na lista publicada no site oficial do projeto.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!