1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Parabens GIMP

 

Se alguma vez teve de editar alguma imagem sem usar um software como o Photoshop, existe uma boa possibilidade que a alternativa usada tenha sido o GIMP. Considerado por muitos como a melhor alternativa gratuita ao Adobe Photoshop, este é um dos programas de edição mais usados em todo o mundo, e que agora se encontra a celebrar o seu 25º aniversário.

 

Faz 25 anos que Peter Mattis, original criador do programa, publicou uma mensagem na Internet da altura a anunciar o seu programa de edição de imagens gratuito, sobre o “estranho” nome de “GIMP”.

 

Ao longo dos anos, o projeto foi evoluindo consideravelmente, passando a ter vários apoiantes e ajudantes para o tornarem uma das verdadeiras alternativas a soluções até então caras e dispendiosas. Além disso, o programa é totalmente open-source, pelo que qualquer um pode ver o seu código e modificar conforme necessite.

 

Caso tenha interesse, os programadores atuais responsáveis pelo programa deixaram no blog oficial do mesmo uma pequena cronologia sobre toda a evolução do GIMP, bem como todas as etapas que o mesmo enfrentou no mercado – e ainda continua a enfrentar com o evoluir dos anos.

 

Mesmo 25 anos depois, este ainda é um dos programas alternativos mais usados dentro do ambiente open-source – e certamente que o vai ser durante bastante mais tempo. Portanto resta dizer: Parabéns GIMP!

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech