A firma de testes de ADN “23andMe” confirmou que vai entrar em insolvência nos EUA, depois de anos de dificuldades financeiras e vários escândalos.
A par com a insolvência, a CEO e cofundadora, Anne Wojcicki, também confirmou que vai deixar a entidade com efeitos imediatos, tornando-se uma investidora independente da empresa. Joe Selsavage vai assumir o cargo de CEO interino durante o processo.
A 23andMe é uma empresa mais conhecida pelos seus testes de ADN, que permitiam aos utilizadores avaliarem o seu histórico familiar e obter detalhes sobre o passado da família. A empresa teve uma avaliação breve de 6 mil milhões de dólares depois de se tornar pública em 2021, mas os valores desceram drasticamente nos anos seguintes.
Ao mesmo tempo, a empresa tem sido alvo de duras críticas e escândalos, entre os quais encontra-se o uso e proteção incorreta dos dados dos clientes, tendo resultado no roubo de dados de quase 7 milhões de utilizadores em 2023.
Em Novembro do ano passado, a empresa tinha confirmado que iria reduzir os custos com cortes de funcionários, que levaram ao despedimento de 40% da força laboral.
A 23andMe afirma que, apesar da insolvência, pretende continuar a permitir que os utilizadores e clientes possam aceder aos seus dados, sem alterações neste aspecto.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!