As novas tarifas implementadas por Donald Trump a vários países têm vindo a causar alguns impactos nos mercados financeiros a nível global. E um dos mais afetados é certamente o mercado de tecnologia, onde várias empresas preparam-se agora para os próximos tempos, que prometem ser duros.
Segundo a empresa iFixit, estas novas tarifas vão ter drásticos impactos nos produtos fornecidos para os consumidores, e espera-se que muitos dispositivos eletrónicos venham a ficar mais caros nos próximos tempos. Os analistas da entidade apontam que praticamente todos os componentes eletrónicos vão ficar mais caros, e consequentemente, as vendas de produtos devem diminuir.
No entanto, existe alguma luz no fundo do túnel, já que os consumidores podem aproveitar esta altura para manter os seus dispositivos por mais tempo, nomeadamente com recurso a reparações ou outras tarefas que permitam dar uma “nova vida” aos produtos existentes.
A reparação pode ser uma forma mais barata e consciente de manter os dispositivos em uso, invés de simplesmente adquirir uma nova unidade. Ao mesmo tempo, os custos devem ser mais reduzidos. Embora se espere que as tarifas de Trump venham a aumentar os preços dos componentes, a reparação ainda continua a ser mais barata do que todas as restantes alternativas.
Segundo um estudo realizado em janeiro, pela Consumer Technology Association, as taxas aplicadas por Donald Trump poderiam elevar os preços dos componentes para consumidores em 16%. Com as taxas a serem mais altas do que as previstas em Janeiro deste ano, os valores devem ser superiores.
Alguns analistas apontam que, apenas a produção do iPhone, pode aumentar de 550 dólares por unidade para mais de 850 dólares, e uma grande parte dos custos vão passar para os consumidores diretamente.
Portanto, a reparação de produtos existentes pode ser uma alternativa bem mais barata para manter os dispositivos a funcionar durante mais algum tempo, evitando igualmente o desperdício – desde que, segundo a iFixit, sejam implementadas medidas para garantir que tal pode ser feito de forma correta e sustentável.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!