O governo de Donald Trump tem vindo a causar algumas mexidas nos diferentes mercados, depois de terem sido anunciadas as várias tarifas para diferentes países, com foco sobretudo para a China.
No entanto, a decisão de Trump em taxar as importações da China pode ter impacto para algumas das empresas dos seus principais aliados, entre os quais Elon Musk. Ao que parece, as novas tarifas impostas por Trump estão a causar problemas na construção do Optimus, o robô humanoide da Tesla.
Segundo Elon Musk, as tarifas aplicadas à China estão a tornar consideravelmente mais complicado, e caro, a importação de materiais raros, que são necessários para desenvolver o robô. Alguns dos metais raros que se encontram taxados são necessários para a produção do Optimus, e a Tesla encontra-se a ter problemas em obter os mesmos.
De relembrar que, além das tarifas, que elevam os custos destes metais, as empresas que pretendam usar os mesmos devem ainda pedir autorização ao Ministério do comércio nos EUA, o que atrasa todo o processo de forma considerável.
A Tesla afirma que se encontra a trabalhar com o governo na China para garantir o acesso aos materiais necessários para a produção do Optimus. Musk afirma que as autoridades chinesas pretendem obter a confirmação de que os materiais importados não vão ser usados para fins militares.
De relembrar que a Tesla possui na sua meta para este ano construir 5000 unidades do Optimus, que devem ser entregues aos clientes nos meses seguintes. Ao mesmo tempo, algumas das unidades devem vir a ser usadas como parte da modernização das linhas de produção das fábricas da empresa, e podem mesmo vir a substituir alguns dos funcionários nas mesmas.
A Tesla é apenas uma das empresas que foram afetadas pelas novas tarifas de Trump, apesar de Musk ser um forte aliado do presidente dos EUA, tendo mesmo apelado a que as novas medidas fossem colocadas em vigor – apesar de agora o mesmo estar a enfrentar problemas derivado destas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!