A Shazam, a popular aplicação de identificação de músicas da Apple, acaba de receber uma novidade que muitos aguardavam: uma nova secção de Top Viral. Esta tabela permite descobrir as canções mais populares do momento, compilando "as músicas com crescimento mais rápido desta semana, descobertas em ecrãs e redes sociais."
O que é este novo Top Viral do Shazam?
O Top Viral do Shazam agrega músicas que estão a ganhar popularidade em plataformas sociais como o TikTok, serviços de streaming e outros canais. A Apple explicou que esta funcionalidade vai além dos simples êxitos do TikTok, procurando capturar "todo o espectro de músicas que estão a explodir neste momento, seja através de streaming, redes sociais, presença na televisão, ou aquele sucesso aleatório de 2004 que de repente ressurge em bares e jogos de basebol."
A ideia é apresentar os sons com crescimento mais rápido a nível mundial, identificados pelos milhões de utilizadores que recorrem ao botão Shazam para descobrir o que estão a ouvir.
Como funciona e onde encontrar?
A versão Global do Top Viral lista 50 músicas de cada vez, enquanto as listas específicas por país estão limitadas a 25 canções. A Apple utiliza os dados recolhidos de milhões de ouvintes que identificam músicas no seu redor usando a aplicação.
Estas faixas populares também estão disponíveis através de uma lista de reprodução dedicada, 'Top Viral', no Apple Music, que é atualizada diariamente. Assim, os utilizadores podem não só descobrir, mas também ouvir facilmente as músicas que estão a marcar tendência.
O Shazam para além do reconhecimento musical
Para quem não conhece, o Shazam foi criado por uma empresa britânica em 2002 e posteriormente adquirido pela Apple. Desde então, a gigante de Cupertino tem utilizado a tecnologia para alimentar a funcionalidade de reconhecimento de música integrada no iPhone e para sinergias com o Apple Music e a sua aplicação de música clássica.
Recentemente, a Apple adicionou também suporte para o Music Haptics do iOS 18, que utiliza o Taptic Engine do iPhone para reproduzir toques, texturas e vibrações refinadas em sincronia com as músicas.
O serviço atingiu um marco importante em 2024, ao completar 100 mil milhões de reconhecimentos de músicas nas suas mais de duas décadas de existência. O Shazam integra-se ainda com os óculos inteligentes Ray-Ban da Meta, onde se pode dizer “Hey Meta, que música é esta?” para um reconhecimento de música em modo mãos-livres.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!