A BYD acaba de alargar a sua gama de veículos elétricos com o lançamento do e7, um sedan totalmente elétrico que promete agitar o segmento. Apresentado no passado dia 17 de maio, o novo modelo chega ao mercado chinês com três versões, posicionando-se como uma opção atraente para o público mais jovem e para serviços de transporte individual, como os táxis. Os preços na China situam-se entre os 103.800 e os 115.800 yuan, o que equivale a uma faixa de aproximadamente 14.400 a 16.000 dólares americanos (cerca de 13.300 a 14.800 euros, à taxa de câmbio atual).
Design exterior com personalidade
Visualmente, a BYD destaca que a frente fechada do e7 forma um efeito de "rosto sorridente", um toque de design que procura conferir alguma simpatia ao modelo. O logótipo da marca surge em posição central, e o capô exibe linhas salientes que contribuem para uma imagem mais dinâmica.
Na secção traseira, o e7 adota um design em camadas, complementado por uma subtil elevação ao estilo "ducktail" na tampa da bagageira e um grupo ótico interligado que atravessa toda a largura do veículo. Luzes adicionais encontram-se posicionadas na parte inferior do para-choques. A identificação do modelo, "e7", está discretamente colocada no canto inferior direito. Um detalhe que sublinha o posicionamento mais acessível do veículo é a manutenção de puxadores de porta tradicionais.
Dimensões e espaço a bordo
O BYD e7 é classificado como um sedan de tamanho médio, apresentando um comprimento de 4780 mm, uma largura de 1900 mm e uma altura de 1515 mm. A distância entre eixos é de 2820 mm, prometendo um espaço interior generoso. O conjunto assenta em jantes de 16 polegadas.
Motorização e autonomia para o dia a dia
No coração do BYD e7 encontra-se um motor elétrico síncrono de íman permanente, montado na dianteira, que debita uma potência máxima de 100 kW (cerca de 136 cv) e um binário máximo de 180 Nm. Este motor é alimentado pelas conhecidas baterias Blade de fosfato de ferro-lítio (LFP) da BYD, disponíveis em duas capacidades: 48 kWh e 57,6 kWh.
Estas baterias conferem, respetivamente, uma autonomia de 450 km e 520 km, segundo o ciclo de testes chinês CLTC. A BYD anuncia ainda tempos de carregamento rápido de aproximadamente 28 minutos para a versão de 450 km e de cerca de 26 minutos para a de 520 km. A velocidade máxima está limitada a 150 km/h.
Interior tecnológico e funcional
O habitáculo do e7 aposta na tecnologia e na funcionalidade. O ponto focal é um generoso ecrã central tátil de 15,6 polegadas, complementado por um painel de instrumentos LCD de 5 polegadas e um volante multifunções de base achatada. O sistema operativo do veículo é o DiLink 100, desenvolvido pela própria BYD.
A consola central foi desenhada em dois níveis: o inferior oferece dois porta-copos e espaços de arrumação adicionais, enquanto o superior integra diversos botões físicos e um prático compartimento para colocar telemóveis.
Outras comodidades
Entre outras características, o BYD e7 inclui um teto panorâmico, que amplia a sensação de espaço e luminosidade no interior. A bagageira oferece um volume de 528 litros, adequado para as necessidades familiares ou profissionais. O veículo conta ainda com funcionalidades de controlo remoto para o sistema de ar condicionado e para a abertura e fecho das portas.
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