O Spotify revelou que a recente capacidade de direcionar os seus utilizadores para links de pagamento externos dentro da sua aplicação iOS já está a gerar um impacto positivo nas vendas. Num novo documento legal apresentado em apoio à Epic Games na sua contínua batalha judicial com a Apple sobre pagamentos externos na App Store, o Spotify afirma que os seus dados internos indicam um "aumento significativo nos utilizadores de iOS que atualizam para uma subscrição Premium" desde a implementação da nova funcionalidade de pagamentos via web.
A decisão judicial que abriu a porta
Esta alteração surge pouco depois de um Tribunal Distrital dos EUA no Norte da Califórnia ter decidido a favor da Epic Games, a criadora do Fortnite, no que diz respeito aos pagamentos externos. Consequentemente, a Apple foi obrigada a permitir que os programadores de aplicações nos Estados Unidos informem os seus clientes sobre métodos de pagamento alternativos fora das suas aplicações iOS, contornando assim a comissão da Apple.
Agora, os programadores de aplicações iOS nos EUA podem optar por informar os seus clientes sobre opções de faturação na web e se existem descontos ao pagar diretamente.
Como o Spotify aproveitou a nova liberdade
O Spotify foi uma das primeiras empresas a atualizar a sua aplicação iOS para tirar partido desta nova política. A versão atualizada da aplicação explica aos clientes os custos das subscrições, direciona-os para o seu website para efetuarem a compra e permite ainda que os utilizadores comprem audiolivros diretamente.
Os resultados, segundo o Spotify, têm sido maioritariamente positivos. "A Ordem de 2025 [decisão judicial] criou benefícios substanciais para os programadores e — mais importante — para os consumidores", afirma o documento. "Os dados internos do Spotify mostram que as atualizações da sua aplicação iOS já resultaram num aumento significativo de utilizadores iOS a fazerem o upgrade para uma subscrição Premium. O cumprimento por parte da Apple também permitiu inovações de novos produtos que não teriam sido possíveis sem a Ordem Judicial."
O Spotify detalhou que a sua renovada "Página de Destino Premium" na aplicação iOS informa os utilizadores gratuitos sobre como atualizar para uma subscrição paga, fornecendo informações sobre preços e um link para uma página de finalização de compra. Desde a adição do link e das informações de preço, o Spotify diz ter observado um impacto imediato.
Os números não mentem: iOS em destaque
Nas duas semanas em que a nova página esteve ativa, o Spotify refere que a taxa de conversão da modalidade gratuita para a Premium se manteve "relativamente constante" no Android, onde o Spotify já podia oferecer informações básicas de preços.
No entanto, a taxa de conversão entre os utilizadores de iOS aumentou substancialmente, segundo a empresa. "Isto sugere fortemente que o aumento se deve ao facto de a Apple estar finalmente a cumprir a Ordem Judicial graças à Ordem de 2025", escreveu o Spotify. Adicionalmente, a empresa acrescenta que já começa a ver os efeitos nas compras de audiolivros, apenas três dias após o lançamento das novas opções de produto.
Contactado para comentar, o Spotify recusou-se a partilhar números específicos relativos a estes aumentos.
O seu parecer junta-se aos da Microsoft e de outras empresas em apoio à Epic Games, enquanto a Apple tenta anular a ordem judicial que alterou o seu modelo de negócio na App Store dos EUA.
Apple continua a batalha legal
A Apple não pretende cumprir a decisão do tribunal, da qual está a recorrer, até que todas as questões legais estejam completamente resolvidas. A empresa de Cupertino também tentou manter o Fortnite da Epic Games fora da App Store pelo mesmo motivo, mas o juiz pressionou a Apple a permitir o regresso do jogo à App Store ou a voltar ao tribunal para explicar o motivo do seu incumprimento.
Fortnite de volta à arena digital
Na terça-feira, o Fortnite ficou disponível na App Store dos EUA após um hiato de cinco anos. O caso entre a Apple e a Epic Games prossegue agora no Tribunal de Recurso dos EUA para o Nono Circuito. A Apple apresentou uma Moção de Emergência para poder reverter à sua política antiga enquanto o seu recurso estava em andamento. No entanto, o tribunal decidiu não conceder a moção, afirmando que o painel de juízes seguiria o cronograma de informações padrão e depois decidiria sobre a moção "no devido tempo".
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