A PlayStation parece estar a levar a sério a integração da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de videojogos. Recentemente, após a formação do Dark Outlaw Games, um novo estúdio que nasceu das cinzas da Deviation Games, surgiu uma oferta de emprego que não passou despercebida: a procura de um especialista em IA para o primeiro grande projeto desta nova equipa.
Artista conceptual com "mãozinha" da IA para um novo AAA
De acordo com informações avançadas pelo The Game Post, o anúncio para a posição de Artista Conceptual Sénior no estúdio de Los Angeles é bastante claro quanto às novas competências exigidas. O candidato ideal, que responderá diretamente ao Diretor de Arte, deverá ser proativo e possuir fortes habilidades em ilustração digital, modelação 3D, design de personagens e design gráfico. A novidade reside na exigência de "experiência com ferramentas generativas de IA" e, claro, ser "apaixonado pelo desenvolvimento de jogos". O objetivo é ambicioso: "Ajudar-nos a criar o nosso próximo título AAA — um que realmente se destaque da concorrência!"
Isto sugere que o futuro Artista Conceptual Sénior irá recorrer à inteligência artificial como uma ferramenta para otimizar e acelerar a criação de elementos visuais, como ambientes e personagens. Esta abordagem já começa a ser adotada por outros estúdios na indústria, visando agilizar os complexos processos de produção de videojogos.
Criar, selecionar e refinar: o papel do artista e da IA generativa
Entre os requisitos específicos da vaga, destaca-se a necessidade de "experiência avançada no uso de ferramentas generativas de IA, como Stable Diffusion, Midjourney, ChatGPT ou plataformas semelhantes". Esta especificação demonstra a intenção de integrar algumas das mais populares e poderosas ferramentas de IA disponíveis atualmente no fluxo de trabalho criativo.
Adicionalmente, o profissional contratado terá a responsabilidade de criar, selecionar e aperfeiçoar conceitos, tanto em 2D como em 3D, que serão produzidos não só por artistas humanos, mas também pelas referidas IAs generativas. O foco será sempre em assegurar a elevada qualidade da obra final, combinando o talento humano com as capacidades da inteligência artificial.
A faca de dois gumes da IA na indústria dos videojogos
A utilização da inteligência artificial no desenvolvimento de novos projetos é vista por muitos como uma forma de reduzir custos e prazos de produção. No entanto, a sua crescente implementação tem suscitado intensos debates sobre questões éticas, originalidade e o potencial impacto no mercado de trabalho, com a possível redução de vagas em diversos setores criativos.
A PlayStation não está, contudo, sozinha nesta senda. A Microsoft, através da divisão Xbox, também já demonstrou interesse e aplicação de ferramentas de IA, desde o lançamento de chatbots e personagens com componentes de IA, até à utilização de imagens geradas por esta tecnologia para a promoção de jogos independentes. O futuro do desenvolvimento de videojogos parece, cada vez mais, passar por uma colaboração (ou competição) entre a criatividade humana e a inteligência artificial.
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