Num dia negro para a indústria dos videojogos, a Microsoft anunciou uma vaga de despedimentos que irá afetar cerca de 9.000 trabalhadores, o que corresponde a 4% da sua força de trabalho global. A divisão de gaming, Xbox, foi uma das mais atingidas, resultando no encerramento de um estúdio e no cancelamento de projetos muito aguardados.
Um terramoto na divisão Xbox
A consequência mais drástica desta reestruturação é o encerramento do estúdio The Initiative, sete anos após a sua formação e sem ter lançado qualquer jogo. A equipa, composta por veteranos da indústria, estava a trabalhar no reinício da popular franquia Perfect Dark, que contava com o apoio da Crystal Dynamics. De acordo com um email interno a que o Windows Central teve acesso, tanto o jogo como o estúdio foram terminados. A Microsoft incentivou os programadores afetados a candidatarem-se a outras posições dentro da empresa.
No mesmo email, Matt Booty, diretor dos Xbox Games Studios, justifica as decisões como parte de um "esforço mais amplo para ajustar prioridades e focar recursos para preparar as nossas equipas para um maior sucesso num cenário industrial em mudança".
Projetos de longa data chegam ao fim
As más notícias não terminam aqui. Everwild, o misterioso e aguardado título do aclamado estúdio Rare, também foi cancelado. Anunciado originalmente em 2019, o jogo foi alvo de poucos mas enigmáticos trailers, com relatos a indicarem que o seu desenvolvimento tinha sido reiniciado pelo menos uma vez.
Adicionalmente, um projeto de MMORPG que estava a ser desenvolvido pela Zenimax Online (a equipa por trás de The Elder Scrolls Online) foi igualmente cancelado. Segundo Jason Schreier da Bloomberg, o jogo, com o nome de código Blackbird, estava em desenvolvimento desde 2018.
Apesar dos cortes, Matt Booty tentou transmitir uma mensagem de estabilidade: "A nossa estratégia geral de portfólio permanece inalterada: construir jogos que entusiasmem os nossos jogadores, continuar a expandir as nossas maiores franquias e criar novas histórias, mundos e personagens. Temos mais de 40 projetos em desenvolvimento ativo".
O impacto estende-se a outros estúdios
A onda de despedimentos sentiu-se em toda a divisão de gaming da Microsoft. Estima-se que a King, produtora de jogos para telemóvel, perca pelo menos 10% do seu pessoal. A Turn 10, responsável pela série Forza Motorsport, enfrenta cortes que podem chegar a quase metade da equipa. A Raven Software, um dos estúdios de suporte da franquia Call of Duty, também foi afetada.
Espera-se que mais detalhes sobre o número exato de postos de trabalho perdidos e o futuro de outros projetos sejam revelados nos próximos dias, num dos momentos mais sombrios da história recente da Xbox.
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