1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Bluesky

 

A Bluesky está a acelerar o passo no seu programa de verificação de contas. A grande novidade é que já é possível submeter uma candidatura para obter o desejado selo de perfil verificado, embora os contornos de como a plataforma social decidirá quem é "autêntico e notável" o suficiente para tal distinção ainda permaneçam algo nebulosos.

 

Como pedir a verificação na Bluesky?

Um mês depois de ter anunciado que iria começar a atribuir selos de verificação a contas selecionadas, a Bluesky alargou agora o processo, permitindo que os interessados se candidatem através de um Formulário Google. Neste formulário, os utilizadores são convidados a fornecer detalhes sobre a sua conta e a justificar o motivo pelo qual pretendem a verificação.

 

A empresa sublinha que apenas irá verificar contas que sejam "ativas e seguras, autênticas e notáveis". Entre as recomendações óbvias para quem aspira ao selo estão ter uma biografia completa no perfil e utilizar a autenticação de dois fatores. O formulário questiona ainda em que "categoria" o utilizador se enquadra, apresentando opções como político eleito, marca, atleta, jornalista, académico ou "outro".

 

Critérios de seleção: uma incógnita em evolução

Apesar da abertura das candidaturas, a clareza sobre os critérios exatos de avaliação ou sobre como a Bluesky irá gerir o que se prevê ser uma avalanche de pedidos ainda é escassa. A própria plataforma admite que os seus "critérios para verificação estão a evoluir com base no feedback dos utilizadores".

"Esta é uma versão inicial do formulário que irá mudar à medida que finalizamos os requisitos para verificação", pode ler-se no documento de candidatura. Fica também o aviso: "cumprir os critérios básicos não garante a verificação".

 

Um potencial quebra-cabeças para a Bluesky

Esta indefinição nos critérios e no processo poderá trazer desafios à Bluesky. A plataforma resistiu, até há relativamente pouco tempo, à ideia de implementar um sistema de verificação interno, mesmo perante repetidos problemas relacionados com a usurpação de identidade de figuras públicas e organizações. Com mais de 36 milhões de inscrições registadas, mesmo que apenas uma pequena percentagem decida solicitar o emblema de verificado, a reduzida equipa da empresa poderá ver-se rapidamente sobrecarregada.

 

A alternativa dos verificadores de confiança

É importante notar que a Bluesky está também a expandir o seu sistema de "verificadores de confiança". Estes são entidades terceiras que podem verificar utilizadores – os quais recebem um selo com um formato ligeiramente diferente – e atestar a sua legitimidade. As organizações que pretendam assumir este papel de verificadoras podem, igualmente, inscrever-se através do mesmo formulário disponibilizado pela plataforma.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech