1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Google Home com integração do Gemini

 

A Google anunciou, durante a sua recente conferência de programadores Google I/O, que vai integrar a sua avançada inteligência artificial Gemini nas APIs do Google Home. Esta novidade promete permitir que programadores e fabricantes de dispositivos domésticos inteligentes explorem as capacidades da IA Gemini, tornando as nossas casas significativamente mais inteligentes e intuitivas. A notícia foi partilhada numa publicação no blog oficial da Google.

 

No verão passado, a gigante tecnológica já tinha adicionado várias funcionalidades baseadas no Gemini à sua própria plataforma, e agora está a estender essas capacidades a terceiros. Isto inclui o acesso a análises de vídeo inteligentes provenientes das câmaras Google Nest e a capacidade de criar rotinas domésticas inteligentes utilizando linguagem natural e conversacional.

 

O que muda com a chegada do Gemini às APIs Home?

 

A empresa revelou também novos elementos que podem desencadear automações, como datas específicas ou condições meteorológicas. Os programadores com acesso a estas APIs poderão integrar estas funcionalidades diretamente nas suas próprias aplicações. Isto significa que, enquanto utilizador, poderá usufruir destas melhorias sem sequer necessitar de abrir a aplicação Google Home.

 

Por exemplo, o acesso às descrições e capacidades de pesquisa geradas por IA das câmaras Nest poderá permitir que uma empresa como a ADT (que já utiliza as APIs do Google Home) incorpore estas funcionalidades na sua própria aplicação de segurança doméstica. Assim, um utilizador poderia perguntar algo como: "As crianças deixaram as bicicletas na entrada da garagem?". Para além das funcionalidades de IA, os programadores podem também integrar a transmissão de vídeo em direto, o histórico de eventos, a comunicação bidirecional e as definições das câmaras Google Nest nas suas apps.

Com o Gemini nas APIs Home, os programadores podem permitir que os utilizadores configurem automações e rotinas domésticas inteligentes dentro das suas aplicações através de comandos de voz naturais; bastará dizer o que pretendem fazer. Segundo a Google, o Gemini poderá também sugerir automações de forma proativa, analisando os dispositivos presentes na casa do utilizador.

 

Google Home com integração do Gemini em questões do dia a dia

 

Tudo isto deverá capacitar as empresas a oferecer um controlo doméstico inteligente mais avançado nas suas próprias aplicações, eliminando potencialmente alguns dos processos de configuração mais complicados e confusos. O objetivo é permitir que os utilizadores tirem maior partido dos seus dispositivos domésticos inteligentes sem terem de perder imenso tempo a configurá-los manualmente.

 

Casos práticos e parceiros já a bordo

 

A Google lançou originalmente as suas Home APIs na Google I/O do ano passado, como forma de os programadores acederem a dispositivos e automações compatíveis com o Google Home. Isto abrange quaisquer dispositivos ligados através do protocolo Matter, o que eleva o número de dispositivos que o Google Home consegue controlar para mais de 750 milhões, de acordo com a publicação no blog.

 

exemplo de rotinas para afastar bichos do jardim com o google home

 

Algumas empresas, incluindo a ADT, Yale e Eve, tiveram acesso antecipado a essas APIs. Outra, a First Alert, lançou recentemente um detetor de fumo inteligente que utiliza as Home APIs para se interligar com o detetor de fumo Nest Protect da Google. Embora a Google tenha descontinuado a produção do Protect, este pode continuar a funcionar durante pelo menos 10 anos, pelo que o dispositivo da First Alert poderá ajudar os proprietários a manter sistemas de alarme de fumo interligados à medida que atualizam os seus equipamentos.

 

Recentemente, a Google anunciou que a fabricante de iluminação inteligente Cync está a integrar as APIs do Google Home, permitindo que os utilizadores controlem qualquer dispositivo sincronizado com o Google Home através da aplicação Cync. A plataforma de casa inteligente Tuya Smart também está a trabalhar com estas APIs, e a Google referiu que a iRobot está a aproveitar as APIs para integrar a funcionalidade "Home and Away" (Em Casa e Ausente) da Google na sua aplicação. Isto permitiria que determinados aspiradores Roomba começassem a limpar automaticamente quando o utilizador sai de casa – uma opção que os Roombas já possuem com a Alexa da Amazon há algum tempo.

 

Controlo e dispositivos: o ecossistema em evolução

 

Os programadores que utilizem as Home APIs poderão controlar esses dispositivos e experiências através da aplicação para telemóvel Gemini e dos altifalantes inteligentes Nest. Segundo a Google, o suporte para ecrãs inteligentes, Google TV e o Pixel Tablet chegará ainda este ano. Foi também antecipado um novo widget "Home Summary" (Resumo da Casa) para o Pixel Tablet e telemóveis Pixel.

 

notificações do google home com integração do Gemini

 

A maioria destes dispositivos é controlável por voz. Embora o Google Assistant tenha sido oficialmente "reformado" nos telemóveis em favor do Gemini, continua presente nos altifalantes e ecrãs inteligentes. No entanto, a empresa começou a implementar uma "nova experiência" alimentada por Gemini nos seus altifalantes Nest Audio e Nest Mini (1ª e 2ª geração) para utilizadores do seu programa Public Preview que possuam uma subscrição Nest Aware. Tudo indica que o restante da gama de hardware não tardará a seguir o mesmo caminho.

 

Disponibilidade limitada numa primeira fase

 

Contudo, não espere ver estas novas funcionalidades potenciadas pelo Gemini em inúmeras aplicações de terceiros brevemente. De acordo com a Google, as APIs Gemini in Home estarão disponíveis através de um programa de acesso antecipado "para um pequeno grupo de parceiros" mais para o final deste ano.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech