Os telemóveis modernos são verdadeiros sobreviventes: resistem a quedas e até a um mergulho ocasional. No entanto, um perigo menos conhecido pode causar danos permanentes nas suas câmaras: os sistemas LiDAR e os lasers de alta potência, cada vez mais comuns em automóveis e espetáculos. É crucial que os utilizadores estejam cientes deste risco oculto e evitem a exposição direta dos seus aparelhos a estes feixes de luz.
O incidente que acendeu o alerta
A tecnologia LiDAR, presente em alguns automóveis, e os lasers utilizados em espetáculos podem, silenciosamente e para sempre, destruir o sensor da câmara do seu smartphone. Foi o que aprendeu da forma mais difícil o utilizador do Reddit Jeguetelli.
Enquanto filmava um novíssimo Volvo EX90 com o seu iPhone 16 Pro Max, a câmara do telemóvel captou mais do que apenas as linhas elegantes do SUV. Um feixe emitido pelo sensor LiDAR montado no tejadilho do veículo – concebido para emitir lasers infravermelhos e detetar o ambiente circundante – atingiu diretamente a lente. O resultado? Um aglomerado permanente de píxeis queimados, visíveis em tons de vermelho, rosa e roxo. Curiosamente, ao mudar para outra lente, a imagem voltou ao normal.
Jeguetelli não ficou excessivamente preocupado, pois tinha a cobertura da AppleCare, mas nem todos terão a mesma sorte. A Volvo confirmou que este não foi um incidente isolado. Num comunicado ao The Drive, o fabricante automóvel alertou para o perigo de apontar câmaras diretamente para unidades LiDAR, salientando que a luz concentrada pode danificar os sensores de imagem.
"Geralmente, aconselha-se a evitar apontar uma câmara diretamente para um sensor LiDAR. A luz laser emitida pelo LiDAR pode potencialmente danificar o sensor da câmara ou afetar o seu desempenho", lia-se no comunicado. A Volvo acrescentou que o risco aumenta a curta distância, onde o feixe é mais concentrado. Filmar a uma distância segura deverá prevenir danos, e a utilização de filtros ou proteções de lente poderá oferecer proteção adicional.
Não é só a Volvo: A "ameaça" LiDAR está a crescer
Infelizmente, os Volvo não são o único foco de preocupação. A tecnologia LiDAR está a tornar-se cada vez mais comum em toda a indústria automóvel. Apesar de ter inicialmente desvalorizado esta tecnologia como "desnecessária", a Tesla continua a ser uma grande utilizadora, mesmo enquanto avança para sistemas baseados exclusivamente em câmaras. No início deste mês, a fornecedora de LiDAR Luminar Technologies reportou que a Tesla adquiriu mais de 2,1 milhões de dólares (aproximadamente 1,93 milhões de euros) em hardware LiDAR.
Lasers em espetáculos: Outro inimigo dos sensores fotográficos
O LiDAR não é o único culpado quando se trata de danos nos sensores das câmaras – os lasers são igualmente prejudiciais. Um outro utilizador do Reddit relatou que o seu Samsung Galaxy S24 Ultra começou a apresentar linhas estranhas nas fotografias e vídeos após ter estado num evento com forte presença de lasers, especialmente visíveis em certos níveis de zoom.
Especialistas afirmam que, embora os lasers utilizados em eventos sejam geralmente seguros para os olhos, podem facilmente destruir os sensores das câmaras se o feixe os atingir diretamente. A International Laser Display Association há muito que alerta para este risco específico. Assim, para proteger as câmaras dos seus valiosos telemóveis, o melhor é mesmo manter as lentes afastadas destes potentes feixes de luz.
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