A BYD prepara-se para alargar a gama do seu imponente sedan Han L DM-p com uma nova versão de entrada, recentemente desvendada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China. A principal novidade desta variante mais acessível é a ausência do sensor LiDAR de tejadilho como equipamento de série, uma alteração que poderá torná-la mais competitiva no mercado.
O que muda (e o que não muda) no novo Han L DM-p de entrada
Visualmente, este novo Han L DM-p mantém-se fiel à linguagem de design já conhecida da marca chinesa. Conserva a imponente grelha frontal "Loong Face" e os distintivos farolins traseiros com o design inspirado no "nó chinês". As dimensões generosas também não sofrem alterações, com um comprimento de 5050 mm, uma largura de 1960 mm e uma altura de 1505 mm, assentando numa confortável distância entre eixos de 2970 mm. O peso em ordem de marcha anunciado é de 2.235 kg, e o modelo continua a utilizar pneus na medida 245/45 R19.
Tecnologia de condução "God's Eye C" e o LiDAR como opcional
A alteração mais significativa, como referido, reside na configuração dos sistemas de assistência à condução. Ao remover o LiDAR de tejadilho de série, espera-se que esta versão de entrada venha equipada com o sistema de assistência avançada "God's Eye C" da BYD, que opera com base puramente em visão computacional, utilizando câmaras.
No entanto, os consumidores que valorizem a tecnologia LiDAR e as suas capacidades não ficam de mãos a abanar. A BYD oferecerá a opção de adicionar o sensor LiDAR de tejadilho, bem como câmaras adicionais no para-brisas frontal e nos guarda-lamas dianteiros, permitindo um upgrade nas funcionalidades de condução assistida. Para referência, o modelo Han L DM-p atualmente comercializado está equipado com o sistema "God's Eye B", que já inclui LiDAR.
Motorização híbrida de alta performance e autonomia elétrica
Debaixo do capô, este novo Han L DM-p de entrada mantém a sofisticada quinta geração da tecnologia híbrida DM (Dual Mode) da BYD. Esta combina um motor a gasolina 1.5T, que debita 115 kW (154 cv) de potência e 225 Nm de binário máximo, com dois motores elétricos síncronos de íman permanente: um no eixo dianteiro (modelo TZ210XYD) e outro no eixo traseiro (modelo TZ200XSAE), cada um com uma potência de 200 kW (268 cv).
Esta potente configuração híbrida plug-in permite ao sedan acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 200 km/h. A energia para os motores elétricos é fornecida por uma bateria Blade de fosfato de ferro-lítio (LFP), uma tecnologia proprietária da BYD, com uma capacidade de 29,5 kWh. Segundo os dados divulgados, esta bateria proporciona uma autonomia em modo puramente elétrico de 145 km (de acordo com o ciclo de testes chinês CLTC).
Contexto da gama e outras personalizações
Atualmente, a série Han L da BYD já está disponível no mercado chinês em variantes totalmente elétricas (EV) e híbridas plug-in (PHEV). As versões PHEV atualmente em comercialização apresentam uma gama de preços que varia entre os 209.800 e os 259.800 yuan (o que, à taxa de câmbio atual, se traduz, aproximadamente, num intervalo entre 26.900 e 33.300 euros). Estas estão disponíveis com tração dianteira (FWD) e uma autonomia elétrica de 200 km, ou com tração integral (AWD) e um alcance elétrico de 180 km.
Para além das opções de sistemas de assistência, os futuros proprietários desta nova versão de entrada do Han L DM-p poderão ainda personalizar o seu veículo com outras configurações, incluindo um teto de abrir, diferentes designs de jantes e variados logótipos para a traseira.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!