Apesar de faltar bastante tempo para o seu lançamento, previsto apenas para setembro de 2026, os iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max já começam a ser alvo de uma avalanche de rumores. Com base nas informações que circulavam em maio de 2025, compilamos as principais novidades que poderão chegar com os futuros topos de gama da Apple.
Regresso ao alumínio e novo visual para as câmaras?
Uma das alterações mais significativas poderá residir nos materiais de construção. Ao que tudo indica, os modelos iPhone 17 Pro poderão abandonar a estrutura em titânio, presente nos iPhone 15 Pro e nos futuros iPhone 16 Pro, regressando ao alumínio. Recorde-se que o aço inoxidável foi utilizado do iPhone X ao iPhone 14 Pro. A parte traseira dos dispositivos poderá apresentar um novo design híbrido, combinando "parte alumínio, parte vidro".
A saliência da câmara traseira deverá manter-se proeminente, com um formato retangular de cantos arredondados, mas a Apple planeia, aparentemente, conservar a disposição triangular para as lentes. No que diz respeito a cores, fala-se na introdução de um acabamento "Azul Celeste", semelhante ao que já vimos no mais recente MacBook Air.
Potência interna: chip A19 Pro, mais RAM e Wi-Fi da casa
Como é tradição, espera-se que os modelos iPhone 17 Pro venham equipados com o processador de próxima geração da Apple, o A19 Pro. Este chip deverá ser fabricado pela TSMC com o seu mais recente processo de 3nm de terceira geração, prometendo os habituais ganhos modestos de desempenho e melhorias na eficiência energética face aos seus antecessores.
No campo da conectividade, todos os quatro modelos da linha iPhone 17 poderão receber um chip Wi-Fi 7 desenhado pela própria Apple, abandonando assim a parceria com a Broadcom para este componente.
Em termos de memória, os rumores apontam para um salto para 12GB de RAM nos modelos iPhone 17 Pro, e até mesmo no iPhone 17 Air. Atualmente, os modelos iPhone 16 contam com 8GB. Este aumento deverá ser benéfico para o desempenho das funcionalidades de Apple Intelligence e para a multitarefa.
Fotografia e vídeo com ambições renovadas
O departamento fotográfico também deverá receber melhorias substanciais. Todos os quatro modelos do iPhone 17 poderão contar com uma câmara frontal atualizada de 24 megapixéis, um avanço considerável face aos 12 megapixéis previstos para a linha iPhone 16.
Para os modelos Pro, a câmara teleobjetiva traseira poderá passar para uns impressionantes 48 megapixéis, um grande aumento face aos 12 megapixéis dos iPhone 16 Pro. Segundo Jon Prosser, do canal de YouTube Front Page Tech, os iPhone 17 Pro e Pro Max permitirão aos utilizadores gravar vídeo em simultâneo com as câmaras frontal e traseira diretamente na aplicação Câmara.
A gravação de vídeo em 8K, alegadamente testada nos iPhone 16 Pro mas não implementada, poderá finalmente estrear-se nos iPhone 17 Pro, cujas câmaras traseiras poderão ser todas de 48 megapixéis.
Autonomia e arrefecimento otimizados
O iPhone 17 Pro Max poderá apresentar um design ligeiramente mais espesso, o que permitiria à Apple integrar uma bateria de maior capacidade, aumentando assim a autonomia.
Finalmente, todos os quatro modelos do iPhone 17 são alvo de rumores que indicam alterações no design interno para uma melhor dissipação do calor. Para os modelos Pro, especula-se a introdução de um sistema de arrefecimento com câmara de vapor ("vapor chamber").
É importante sublinhar que todas estas informações são, por agora, apenas rumores e que muitos pormenores podem mudar até ao lançamento oficial dos dispositivos em setembro de 2026.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!