A Google acaba de elevar novamente a fasquia no mundo da inteligência artificial. Através de uma comunicação no seu blog oficial, a empresa anunciou uma nova versão do seu modelo de topo, o Gemini 2.5 Pro, que demonstra melhorias significativas em áreas cruciais como programação, raciocínio, matemática e ciência.
Esta atualização, que surge apenas um mês após as novidades apresentadas no evento Google I/O, refina ainda mais um modelo que já era considerado de ponta. Sundar Pichai, CEO da Google, destacou no X (antigo Twitter) que a nova versão "está melhor em programação, raciocínio, ciência e matemática", sublinhando o salto de desempenho em vários testes de referência da indústria.
O novo "cérebro" do Gemini 2.5 Pro
Denominada internamente como "Thinking" (a pensar, em português), a versão de pré-visualização 06-05 do Gemini 2.5 Pro não se foca apenas em ser mais "inteligente". A Google ouviu o feedback dos utilizadores e implementou melhorias no estilo e na estrutura das respostas. Isto significa que, para o utilizador final, as interações com o Gemini resultarão em textos mais criativos e com uma formatação superior.
O objetivo é claro: tornar o Gemini não apenas mais poderoso, mas também mais agradável e intuitivo de utilizar no dia a dia, seja para escrever um email, gerar código ou simplesmente explorar ideias criativas.
Domínio absoluto nos testes de desempenho
Os números e os resultados em benchmarks confirmam o avanço significativo deste modelo. A nova versão do Gemini 2.5 Pro alcançou o estatuto de SOTA (State-of-the-Art), ou seja, o melhor resultado registado até à data, em vários testes exigentes:
- Aider Polyglot: Um benchmark que avalia as capacidades de programação do modelo em várias linguagens.
- GPQA: Testa o conhecimento geral e a capacidade de raciocínio a um nível de pós-graduação.
- Humanity’s Last Exam (HLE): Um teste complexo que abrange matemática, ciência, conhecimento e raciocínio.
Para além destes, em plataformas de teste que simulam cenários do mundo real, o novo modelo também impressionou. Na LMArena, uma arena de testes aberta, o Gemini 2.5 Pro registou um salto de 24 pontos na sua classificação Elo, mantendo a liderança sobre os seus concorrentes. Já na WebDevArena, focada em desenvolvimento web, o salto foi de 35 pontos, atingindo uma pontuação de 1443.
Quando poderemos experimentar?
A boa notícia é que não será preciso esperar muito. Os programadores já podem aceder a esta nova versão de pré-visualização através da API do Gemini, disponível no Google AI Studio e na Vertex AI.
Para o público em geral, o modelo será integrado na aplicação Gemini muito em breve. A Google confirmou ainda que a disponibilidade geral do Gemini 2.5 Pro, pronto para ser usado em aplicações empresariais e de produção, está prevista para "daqui a algumas semanas", abrindo a porta para uma nova vaga de aplicações e serviços potenciados por esta tecnologia de ponta.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!