Num momento em que Elon Musk acelera as suas ambiciosas metas para a robótica, a Tesla sofre uma baixa de peso. Milan Kovac, o responsável máximo pelo desenvolvimento do robô humanoide Optimus, anunciou a sua saída da empresa. A notícia surge numa fase crítica, com o CEO da Tesla a prometer ter "milhares" de robôs Optimus a operar nas suas fábricas já no final deste ano.
A saída foi confirmada pelo próprio Kovac numa publicação na rede social X, na passada sexta-feira, onde descreveu a sua decisão como "a mais difícil" da sua vida.
Uma "decisão difícil" por motivos familiares
Ao contrário de outras saídas de executivos de alto perfil, Kovac fez questão de sublinhar que a sua partida não se deve a qualquer divergência com a empresa. "Estive longe de casa durante demasiado tempo e preciso de passar mais tempo com a família no estrangeiro", escreveu, afirmando que essa é "a única razão" e que o seu apoio a Elon Musk e à Tesla permanece "inabalável".
A notícia da saída de Kovac foi avançada inicialmente pela Bloomberg, representando um potencial desafio para os planos agressivos de Musk. O CEO afirmou recentemente que espera "aumentar a produção do Optimus mais rapidamente do que qualquer outro produto na história, para chegar a milhões de unidades por ano o mais depressa possível".
Um veterano da Tesla e a sucessão do projeto
Milan Kovac era um veterano na Tesla, com quase uma década de serviço. Grande parte da sua carreira na empresa foi dedicada como um dos principais engenheiros da equipa do Autopilot. Em 2022, foi nomeado para ajudar a liderar o desenvolvimento do Optimus, tendo sido promovido a vice-presidente do programa no final de 2024.
No seu perfil de LinkedIn, Kovac descrevia as suas responsabilidades: "Eu lidero o programa Optimus (o robô humanoide da Tesla) e todas as suas equipas de engenharia. Separadamente, também lidero as equipas de engenharia responsáveis por todas as fundações de software e infraestrutura comuns entre o Optimus e o Autopilot".
De acordo com a mesma fonte, a liderança do projeto Optimus será agora assumida por Ashok Elluswamy, o vice-presidente da divisão de software de Inteligência Artificial da Tesla.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!