
Um engenheiro que dedicou os últimos oito anos à Tesla anunciou a sua saída da empresa, apontando diretamente o CEO, Elon Musk, como o principal motivo. Numa carta de despedimento tornada pública, Giorgio Balestrieri acusa o magnata de ter traído a missão fundamental da fabricante de veículos elétricos.
Um adeus após oito anos na vanguarda da energia
Giorgio Balestrieri não era um funcionário qualquer. Ao longo dos seus oito anos na empresa, desempenhou funções cruciais, primeiro como analista de dados na divisão de armazenamento de energia e, mais tarde, como engenheiro de algoritmos na equipa do Autobidder, a plataforma da Tesla para negociação e controlo de ativos energéticos em tempo real. Balestrieri esteve envolvido no crescimento do armazenamento de energia desde o seu início até se tornar uma peça fundamental na transição energética.
A carta aberta que expõe as razões da saída
A sua despedida foi anunciada através de uma publicação na sua conta do LinkedIn. Na carta, Balestrieri agradeceu aos colegas e enalteceu o progresso alcançado em conjunto. Contudo, não hesitou em abordar o "elefante na sala", identificando Elon Musk como a razão central para a sua decisão de abandonar a empresa.
O engenheiro alega que o CEO falhou redondamente em cumprir a missão da Tesla. Segundo Balestrieri, as ações de Musk causaram um "enorme dano à missão da Tesla (e à saúde das instituições democráticas em vários países)". Afirma ainda que "a liderança e a tomada de decisão de Elon parecem seriamente comprometidas".
As acusações são diretas e detalhadas: "Isto não se trata apenas de política: trata-se de mentir ao público, manipular o discurso público, visar minorias e apoiar negacionistas das alterações climáticas e forças políticas alinhadas com a indústria do petróleo e gás". Para o agora ex-engenheiro, a atual administração dos EUA, que associa ao apoio de Musk, está a abrandar a transição energética, algo que considera crítico para evitar as piores consequências das alterações climáticas.
A carta completa foi partilhada publicamente por Giorgio Balestrieri no LinkedIn e detalha a sua perspetiva sobre a situação atual da empresa.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!